Facebook
02/05/2023 - 15h15m

NOS MUNICÍPIOS

Governo do Tocantins desenvolve manuais para acelerar processo de regularização fundiária

Por Bico 24 Horas

Manuais estão sendo distribuídos pela equipe técnica social da Tocantins Parcerias durante ações com capacitações e mobilizações nos municípios.

Manual é um instrumento de apoio na qual os servidores poderão consultar a qualquer momento, durante o processo de regularização dos bairros

Garantir o direito social à moradia e o desenvolvimento econômico, além de promover a cidadania e a qualidade de vida dos tocantinenses é um legado do governo Wanderlei Barbosa. Para isso, por meio da Companhia Imobiliária de Participações, Investimentos e Parcerias (Tocantins Parcerias), o Governo do Tocantins desenvolveu manuais para auxiliar gestores e servidores técnicos e sociais sobre a Regularização Fundiária Urbana (Reurb) com objetivo de promover segurança e celeridade do processo nos municípios.

O presidente da Tocantins Parcerias, Aleandro Lacerda, explicou que os manuais surgiram para maximizar os esforços e efetivar a regularização das propriedades pendentes com mais segurança e transparência. “A criação dos normativos, que chamamos de manuais, surgiu para oferecer suporte e mais segurança para os servidores atuarem na regularização do seu município, além de integrar o trabalho realizado pelas equipes da Companhia e do Nupref [Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária], tanto na parte operacional, jurídica, processo administrativo e demais. O resultado está sendo positivo para todos”, assegurou o presidente.

Os manuais foram elaborados em parceria com o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e a Corregedoria Geral do Tocantins, por meio do Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária (Nupref), com a função de integrar as ações de Reurb que são realizadas por meio de capacitações e mobilização social das famílias beneficiárias promovidas pelas equipes técnicas dos órgãos em conjunto com a prefeitura local. Mais de 90 municípios já fazem parte do programa de regularização do Estado, por meio de Termo de Cooperação Técnica com o Poder Judiciário. O manual será entregue em todos os municípios que estão inseridos no processo.

Suporte aos municípios

Os manuais foram divididos em três partes: para o gestor, para o técnico social e para o técnico operacional.

O Manual do Gestor visa auxiliar tanto o gestor do município, além de vereadores e demais autoridades, quanto a suas competências; orienta na escolha da equipe que ficará à frente da comissão, enfatizando a importância de ter todas as áreas envolvidas; traz ainda como sugestões sobre as aéreas administrativa, jurídica, social, engenharia, infraestrutura, comunicação social e coletoria. Todas essas áreas têm grande importância no processo de regularização.

O Manual Técnico Social tem como objetivo auxiliar a equipe que irá atuar na área social, com orientação técnica social para preparação dos cadastradores sociais; orienta ainda a comissão de regularização fundiária do município sobre a importância da participação social, desde o início das atividades e condução do processo para aproximação com os beneficiários.

Por sua vez, o Manual Técnico Operacional tem a função de orientar os técnicos dos municípios para compreender todas as etapas da Reurb. Os módulos abordam os instrumentos legais e reforça o papel do grande protagonista na regularização, que é o município. Além disso, os técnicos atuam em todas as etapas do processo.

Importância da regularização fundiária 

A regularização fundiária transforma os núcleos em áreas legalizadas e garante o direito social à moradia, ao acesso a serviços públicos, promove a cidadania e qualidade de vida da população beneficiária. Além disso, o presidente da Tocantins Parcerias, Aleandro Lacerda, ressalta que todas as partes são beneficiadas com a concretização da regularização, sendo o Estado, municípios e principalmente as famílias domiciliadas. 

Dentre as principais vantagens e benefícios para a comunidade e moradores que participam do processo de regularização fundiária está a segurança jurídica do imóvel; facilidade na obtenção de financiamentos para melhoria dos imóveis; a integração social e a geração de emprego e renda; o acesso aos serviços públicos da cidade; valorização de até 30% no valor final do imóvel; garantia da efetivação da função social da propriedade; além de fomentar a arrecadação de tributos municipais alavancando o desenvolvimento urbano e atraindo novos investimentos.

Manuais foram confeccionados com o objetivo de orientar gestores e servidores do processo de regularização do município

Manuais estão sendo entregues durante ações de capacitação e mobilização social nos municípios (Foto; Adrielly Cavalini)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS