EM REUNIÃO DA CAISAN
Com a proposta de articular políticas públicas que promovam a diminuição dos índices de extrema pobreza e insegurança alimentar, ocorreu nesta sexta-feira, 7, na Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), a 12ª Reunião da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan/TO).
Durante o evento, foi discorrido sobre os trâmites para a adesão de municípios ao Sistema de Segurança Alimentar do Tocantins (Sisan) e a definição do calendário anual de reuniões para 2020.
Novos membros
Na ocasião, ocorreu também a assinatura do termo de posse dos novos membros titulares da Caisan/TO, que é composta por representantes da Setas; da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro); da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esporte (Seduc); da Secretaria de Estado da Fazenda e Planejamento (Sefaz); da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju).
O secretário de Estado do Trabalho, José Messias Araújo, empossado como presidente da Câmara Intersecretarial, falou sobre a importância das articulações e de esforços conjuntos com as demais pastas para que o Tocantins possa alcançar números positivos relacionados à segurança alimentar da população.
A secretária executiva da Caisan/TO, Régina Mercês, reforçou a fala do presidente, afirmando que o combate à fome, à pobreza e à insegurança alimentar passa por um esforço de Estado e pela colaboração entre as secretarias. “Na reunião, ouvimos diversas vezes os representantes das demais pastas reforçando a necessidade da colaboração e da atuação conjunta no combate à insegurança alimentar no Estado; portanto precisamos nos unir”, frisou.
"Quanto mais pastas estiverem envolvidas com este tema da insegurança alimentar, mais avançaremos; com esse esforço conjunto, só temos a ganhar”, reforçou a gestora da Seduc, Adriana Aguiar.
Câmara Intersetorial​
A Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional, no âmbito estadual foi criado pela Lei n° 2.400 de 14 de setembro de 2010. Tem como atribuições elaborar, a partir das diretrizes emanadas do Consea/TO, a Política e o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, indicando diretrizes, metas, fontes de recursos e instrumentos de acompanhamento, monitoramento e avaliação de sua implementação; coordenar a execução da política e do plano; e articular as políticas e os planos de suas congêneres municipais.