Facebook
08/02/2020 - 20h30m

EM REUNIÃO DA CAISAN

Governo do Tocantins discute políticas públicas de segurança alimentar

Com informações de Cláudio Duarte

Governo do Tocantins discutiu políticas públicas de segurança alimentar em reunião da CAISAN (Foto: Katriel Bernardes)

Com a proposta de articular políticas públicas que promovam a diminuição dos índices de extrema pobreza e insegurança alimentar, ocorreu nesta sexta-feira, 7, na Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), a 12ª Reunião da Câmara Intersecretarial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan/TO).

Durante o evento, foi discorrido sobre os trâmites para a adesão de municípios ao Sistema de Segurança Alimentar do Tocantins (Sisan) e a definição do calendário anual de reuniões para 2020.

Novos membros

Na ocasião, ocorreu também a assinatura do termo de posse dos novos membros titulares da Caisan/TO, que é composta por representantes da Setas; da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro); da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esporte (Seduc); da Secretaria de Estado da Fazenda e Planejamento (Sefaz); da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju).

O secretário de Estado do Trabalho, José Messias Araújo, empossado como presidente da Câmara Intersecretarial, falou sobre a importância das articulações e de esforços conjuntos com as demais pastas para que o Tocantins possa alcançar números positivos relacionados à segurança alimentar da população.

A secretária executiva da Caisan/TO, Régina Mercês, reforçou a fala do presidente, afirmando que o combate à fome, à pobreza e à insegurança alimentar passa por um esforço de Estado e pela colaboração entre as secretarias. “Na reunião, ouvimos diversas vezes os representantes das demais pastas reforçando a necessidade da colaboração e da atuação conjunta no combate à insegurança alimentar no Estado; portanto precisamos nos unir”, frisou.

"Quanto mais pastas estiverem envolvidas com este tema da insegurança alimentar, mais avançaremos; com esse esforço conjunto, só temos a ganhar”, reforçou a gestora da Seduc, Adriana Aguiar.

Câmara Intersetorial​

A Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional, no âmbito estadual foi criado pela Lei n° 2.400 de 14 de setembro de 2010. Tem como atribuições elaborar, a partir das diretrizes emanadas do Consea/TO, a Política e o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, indicando diretrizes, metas, fontes de recursos e instrumentos de acompanhamento, monitoramento e avaliação de sua implementação; coordenar a execução da política e do plano; e articular as políticas e os planos de suas congêneres municipais.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS