CULTURA
Objetivos são preservar e valorizar a identidade cultural do Tocantins.
Com o propósito de preservar e valorizar a identidade cultural do Tocantins, a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) realiza, entre os dias 28 de agosto e 28 de outubro, visitas técnicas em diferentes pontos do Estado.
Tabocão, Tupirama, Arapoema e Pau D’Arco são as primeiras cidades tocantinenses que recebem a equipe da Secult, que seguirá realizando visitas, conforme programação elaborada previamente.
A ação atuará na catalogação de festas e eventos tradicionais dos municípios, bem como na capacitação dos gestores culturais municipais para incluírem seus eventos no Calendário Cultural do Tocantins.
O Calendário Cultural do Estado do Tocantins foi criado pela Lei n° 1.525/2004 e regulamentado pelo Decreto n° 4.357 de 25 de julho de 2011. Ele é responsável por apresentar as datas de criação dos municípios e as mais diversas manifestações culturais do Estado, sendo divulgado de forma on-line. Integrando o calendário, atualmente, existem 275 eventos culturais, celebrados em diversos cantos do Tocantins.
Para a gerente de Acervos e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult, Alline Alves dos Santos, esse trabalho de visitação nos municípios possui sua relevância na tradução da identidade cultural de cada município. “Esse compromisso é primordial na inserção dessas manifestações culturais no Calendário Cultural do Estado do Tocantins, reforçando ainda mais essas heranças históricas de cada região, diversificando, reconhecendo e fomentando cada evento cultural tocantinense”, explica Alline.
O projeto faz parte das atribuições da Gerência de Acervos e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural da Secult, que registra os atrativos históricos e culturais do Estado, proporcionando a sua divulgação e preservação. As visitas também auxiliam no processo de elaboração do Calendário Cultural do Estado, que é classificado em duas modalidades: Eventos Tradicionais e Agenda Cultural.
Inscrição
Para incluir eventos tradicionais no Calendário Cultural do Tocantins, o município deve realizar um procedimento formal conforme determinação da Instrução Normativa n° 001/2012 e encaminhar para a Secult toda documentação exigida, além de um ofício requerendo a inclusão do evento no calendário.
Para ter acesso a todos os documentos referentes ao Calendário Cultural, os interessados podem acessar o site da Secult ou conferir no link.