DESENVOLVIMENTO
Entre os destaques estão a Loteria Estadual, licitada em março; e a parceria público-privada do novo Hospital da Mulher e Maternidade Dona Regina, que será licitada em agosto.
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI/TO), encerra o primeiro semestre de 2024 com avanços significativos no Programa de Parcerias e Investimentos e comemora a boa relação com o setor privado, visando ao desenvolvimento de iniciativas que beneficiem a população tocantinense.
Entre os destaques dos projetos da SPI/TO está a Loteria Estadual, licitada em março e, ainda, a Parceria Público-Privada (PPP) para construção, manutenção e gestão administrativa do novo Hospital da Mulher e Maternidade Dona Regina, em Palmas. Ainda, o Governo do Tocantins qualificou e incluiu na carteira do Programa de Parcerias e Investimentos (Tocantins PPI) mais dois importantes empreendimentos que prometem trazer grandes avanços para o sistema de saúde pública do Estado: o Hospital Geral de Araguaína e a Rede Estadual de Diagnósticos.
O governador Wanderlei Barbosa expressa sua satisfação com os avanços alcançados. "Este é um momento histórico para o Tocantins. Por meio de nossas parcerias estratégicas com o setor privado, estamos conseguindo acelerar o desenvolvimento de projetos fundamentais que trarão benefícios diretos para a sociedade. Cada novo projeto licitado representa mais empregos, mais investimentos e uma melhor qualidade de vida para todos”, reforça o governador.
Para o titular da SPI/TO, Thomas Jefferson, os resultados alcançados até agora são motivo de celebração e refletem o sucesso da estratégia adotada pelo Governo na condução das concessões e das PPPs. “Encerramos o primeiro semestre de 2024 com um balanço muito positivo. A boa relação que temos estabelecido com o setor privado é fundamental para a evolução de propostas que realmente farão a diferença na vida dos tocantinenses. Estamos confiantes de que os próximos passos serão igualmente promissores, especialmente com a inclusão dos novos projetos na área da saúde”, afirma o secretário.
Geração de emprego
Por meio do contrato de concessão para a implantação da Loteria Estadual, que deverá ser formalizado, em breve, entre o Governo do Estado e a empresa vencedora do processo de licitação, nos próximos anos teremos unidades lotéricas operando em todos os 139 municípios do Tocantins. A expectativa é de que a execução deste projeto traga grandes benefícios para a sociedade, incluindo o combate às apostas ilegais; a geração de emprego e renda; o estímulo à economia; o aumento de receitas públicas; e o financiamento de ações sociais.
O contrato desta concessão prevê que o Estado participe com um percentual da receita operacional bruta, destinando esses recursos para projetos populares que contemplarão, especialmente, ações de incentivo ao esporte. Esta medida reforça o compromisso do governo com a responsabilidade social, promovendo o desenvolvimento econômico sustentável e inclusivo em todas as regiões do Tocantins.
A superintendente da pasta e secretária-executiva do Conselho do Programa de Parcerias e Investimentos (CPPI), Eliane Grossmann, acrescenta que a ascensão desses projetos é apenas o começo de uma série de iniciativas que transformarão a vida da população. “Temos uma equipe capacitada e determinada a fortalecer ainda mais as parcerias com o setor privado para promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria contínua dos serviços públicos. Nosso objetivo é claro: consolidar no Tocantins um modelo de gestão pública eficiente e inovadora, sempre colocando o bem-estar das pessoas em primeiro lugar”, reforça.
Saúde pública é prioridade
O novo Hospital da Mulher e Maternidade Dona Regina, que será construído por intermédio da primeira PPP em saúde do Tocantins, é um dos projetos prioritários para o governador Wanderlei Barbosa. Com a abertura do processo de licitação, que deve ser concluído no próximo mês, o Governo se aproxima do objetivo de entregar uma das principais unidades hospitalares especializadas na assistência ao público feminino e neonatal do Norte do país, mantendo o atendimento 100% público via Sistema Único de Saúde (SUS).
A inclusão do Hospital Geral de Araguaína e da Rede Estadual de Diagnósticos na carteira de projetos do Tocantins PPI também representa mais um passo importante na busca por uma melhor infraestrutura e qualidade aos serviços de saúde oferecidos à população.
O Hospital Geral de Araguaína será fundamental para ampliar a capacidade de atendimento e oferecer serviços de alta complexidade na região norte do Estado. Já a Rede Estadual de Diagnósticos pretende abarcar toda a parte de diagnóstico do sistema de saúde pública do Estado, tornando o acesso aos exames de imagem mais rápido e eficiente. Esses projetos são parte de um esforço contínuo com a finalidade de fortalecer o sistema de saúde do Tocantins, proporcionando um atendimento mais eficaz e humanizado.
Futuro promissor
O Governo do Tocantins segue comprometido em ampliar e fortalecer as parcerias com o setor privado, buscando sempre a melhoria dos serviços prestados à população. Com os primeiros projetos entrando em fase de execução e as novas propostas em andamento, o Programa de Parcerias e Investimentos se consolida como uma estratégia eficaz para o desenvolvimento do Estado e a melhoria da qualidade de vida de todos os tocantinenses.
Atualmente, a carteira do Tocantins PPI é constituída por projetos nas áreas da saúde, turismo e diversos outros setores de grande impacto social e ambiental. Conheça todos os projetos da pasta e acompanhe o estágio de desenvolvimento acessando https://www.to.gov.br/parcerias/projetos/3wnyd231r1hu.