MINI CIDADÃO
Projeto Mini Cidadão tem como finalidade o enfrentamento ao desaparecimento de crianças e adolescentes no Tocantins.
O Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Identificação, é parceiro do Ministério Público do Tocantins (MPTO) no desenvolvimento do projeto Mini Cidadão, que visa a emissão de carteiras de identidades para crianças de 0 a 12 anos como forma preventiva de segurança.
O projeto será lançado nesta terça-feira, 22, às 19 horas, na Escola Mestre Pacífico Siqueira Campos, em Palmas. Já na próxima quinta-feira, 24, e sexta-feira, 25, equipes do Instituto de Identificação, do MPTO, da Receita Federal e da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estarão na escola emitindo carteira de identidade para as crianças matriculadas.
De acordo com a diretora do Instituto de Identificação, Elaine Monteiro Tonon, a instituição ficará responsável pelo gerenciamento do banco de dados das biometrias faciais e impressões digitais, além da emissão dos documentos de identidade. “Também por razão de Lei, o Instituto de Identificação vai cuidar desses dados, que são fundamentais nesse processo para que se dê maior segurança e celeridade nas buscas em caso de desaparecimento de crianças”, finalizou.
A iniciativa faz parte do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid – Tocantins), desenvolvido pelo MPTO.