ASSISTÊNCIA SOCIAL
Com o propósito de sanar as dúvidas que surgem neste momento de pandemia, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), está promovendo reuniões virtuais regionalizadas com todos os coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) no Estado. As reuniões que tiveram início na segunda-feira, 6 de julho, prosseguem até o dia 20.
A primeira turma a receber as orientações estava composta de 41 municípios tocantinenses das regionais norte 1 e sudoeste. Na quinta-feira, 9, foi a vez da regional centro-leste. Nesta segunda-feira, 13, estão sendo atendidas outras cidades da regional sudoeste.
As próximas regionais a participarem das reuniões virtuais serão: centro-oeste, na terça-feira, 14; norte 3, dia 15; sudeste, dia 16; norte 1, dia 17; e norte 2, dia 20.
Na ocasião, as mediadoras da Setas falam sobre os principais questionamentos dos Cras durante a pandemia, que são relacionadas ao atendimento, ao Cadúnico, ao Programa Bolsa Família (PBF) e ao Auxílio Emergencial. Os coordenadores podem fazer questionamentos e sanar suas dúvidas imediatamente.
As turmas são de no máximo 50 participantes, e todos os coordenadores de Cras no Estado deverão participar; e caso não possa estar presente na turma determinada, deverá solicitar mudança de turma para outro dia e horário.
Proteção Social Básica
A Proteção Social Básica atua na prevenção dos riscos por meio do desenvolvimento de potencialidades e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários; e tem como porta de entrada o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) dos municípios.
Centros de Referências de Assistência Social
É a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e a comunidade.