CAPACITAÇÕES
Capacitações foram iniciadas na segunda-feira, 28, e finalizaram nesta sexta-feira, 01.
“Estamos todas empolgadas com o curso, já estamos nos sentindo empreendedoras com confiança absoluta. Agora sei que sou capaz e acredito em mim”, afirmou a aluna Francisca Édila S. Ribeiro, 53 anos, que está participando de um dos cursos de capacitação da Inclusão Produtiva, realizados pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com a prefeitura de Itaguatins, durante essa semana.
Cursos foram iniciados na segunda-feira, 28, e finalizaram nesta sexta-feira, 01; a ação atendeu 60 pessoas.
A aluna Selma Alves da Silva participou do curso de customização em sandálias. “Vim participar para aprender e me distrair um pouco, pois estou em tratamento de depressão e é bom estar no meio de pessoas. O curso também ajuda na terapia”, afirmou. “Antes eu desistia achava que não dava conta, mas, olha que linda!”, exclama mostrando as sandálias finalizadas.
“Tenho 70 anos e sou mãe de sete filhos”, conta Arcanjela Tavares Araújo. “Para mim é uma grande oportunidade participar dos cursos de inclusão produtiva. Estou muito feliz e quero agradecer a oportunidade ao Governo do Tocantins e à prefeitura de Itaguatins”.
Para o município de Itaguatins, as capacitações ofertadas foram nas área de Chita Chique, Customização em Sandália e Kit de Bebê, os cursos iniciaram entre no dia 28 de agosto e foram finalizados nesta sexta-feira, 01.
Érica Cristina da Silva, 34 anos, está grávida e, junto com outras gestantes, participa do curso de kits para bebês. “Muito proveitoso para nós que somos gestantes, assim temos uma noção de costura”, afirma.
Dados
De janeiro a julho de 2023, já foram atendidos 07 municípios, com cursos profissionalizantes, capacitando 441 pessoas. Também foram atendidas 940 pessoas com outra ação da Inclusão Produtiva, o Dia da Beleza.
“O objetivo central dos cursos é apoiar o desenvolvimento profissional de famílias beneficiárias dos programas de transferências de renda. A proposta do Governo do Tocantins é promover ações e programas que favoreçam a inserção das pessoas no mercado de trabalho por meio de um emprego formal ou do empreendedorismo”, destaca o secretário da Setas, Jonis Calaça.
Meta
A meta, até o final de 2023, é atender mais 15 municípios, ofertando 45 cursos e com previsão de capacitar mais 900 pessoas, afirmou o gerente da Inclusão Produtiva da Setas, Valter Frota.
Capacitações
Ofertados pelo Governo do Tocantins em parceria com as prefeituras municipais, as capacitações acontecem nos prédios das secretarias municipais, salões de igrejas, espaços físicos das câmaras municipais, entre outros, e são voltadas para agricultores familiares, empreendedores da economia solidária, jovens e adultos, micro e pequenos empresários, famílias atendidas pelos programas de transferência de renda e organizações da sociedade civil.
Inclusão Produtiva
A inclusão produtiva articula ações e programas que favorecem a inserção das pessoas no mundo do trabalho por meio do emprego formal, do empreendedorismo ou de empreendimentos da Economia Solidária.
Público alvo
Participam dos cursos, famílias oriundas dos Programas de Transferência de Renda, tais como Programa Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e, Auxílio de Benefícios Eventuais e Beneficiários do CadÚnico.