OUTUBRO ROSA
Ação alusiva à campanha Outubro Rosa ocorreu no Palácio Araguaia e contou com palestra instrutiva sobre o câncer de mama, sua prevenção e a importância do diagnóstico.
O Governo do Tocantins promoveu nesta terça-feira, 18, no auditório do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, um evento para conscientização sobre o câncer de mama, no âmbito da campanha mundial do Outubro Rosa. Com o apoio da Secretaria de Estado da Mulher, da Casa Militar, do Hospital de Amor de Palmas e colaboração da primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, a ação foi realizada com servidoras do Estado, em um momento de informação e solidariedade.
Na ocasião, a primeira-dama Karynne Sotero destacou a importância da conscientização sobre o câncer de mama, convidando as mulheres a fortalecerem a rede de apoio no combate à doença, não só no mês de outubro, mas o ano todo. “Nós, mulheres, temos uma missão, que é orientar, conscientizar e falar da prevenção do câncer de mama. Somos fortes em tudo o que fazemos, precisamos falar sobre autoexame de mama, sobre essa doença que atinge as mulheres. Temos uma carreta que proporciona atendimento e exames preventivos de forma gratuita, vamos perpetuar e propagar o diagnóstico precoce, temos um governo que apoia a nossa causa, que apoia as mulheres”, afirmou a primeira-dama.
A secretária de Estado da Mulher, Berenice Barbosa, enfatizou o papel da educação e do apoio mútuo. "Nós estamos atuando na saúde da mulher como um todo. Neste Outubro Rosa, a Secretaria da Mulher intensificou as ações não somente na capital, mas em 19 municípios do Estado, levando a Carreta da Saúde para essas cidades, além de parcerias importantes com o Senac [Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial], o Hospital de Amor e a Associação de Ginecologia do Estado do Tocantins", pontuou a secretária.
A palestra central do evento foi ministrada pela médica mastologista e ginecologista, Rafaela Morais Resende, que discorreu sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama. "O diagnóstico precoce do câncer de mama é essencial para que a gente detecte lesões cada vez menores. Assim, é potencializada a cura da doença, diminuindo cirurgias muito grandes e mutiladoras", explicou a médica.
Outubro Rosa
O Outubro Rosa é uma campanha global que visa conscientizar sobre o câncer de mama e incentivar a prevenção. No Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, e a detecção precoce aumenta as chances de cura. Dados divulgados pelo Instituto indicam que o país registrou cerca de 66 mil casos de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.