FEIRA
Feira será realizada de 14 a 18 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, saída para Porto Nacional.
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), juntamente com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e parceiros, organiza a exposição agroextrativista dos produtos naturais do Cerrado para a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2024). A feira será realizada de 14 a 18 de maio, no Parque Agrotecnológico Engenheiro Agrônomo Mauro Medanha, na rodovia TO-050, saída para Porto Nacional.
Agricultura familiar
Este ano, no Pavilhão da Agricultura Familiar, a exposição dos agroextrativistas e dos agricultores familiares contará com 40 estandes, cada um com dois expositores, somando um total de 80 participantes de todo o estado.
Produtos
A exposição é composta por variados tipos de produtos in natura e processados do Cerrado tocantinense tais como: biojoias, compotas de diversos frutos, licores e doces de buriti, caju, buriti, murici, mangaba, geleias, produtos do pequi, bolos diversificados, além do artesanato de capim-dourado e coco babaçu.
Segundo a organizadora e engenheira agrônoma da Seagro, Francisca Marta Barbosa, a exposição deste ano contará com inovações diversas, palestras, rodadas de debates e oficinas sobre o processamento de produtos naturais. “Em função da sociobioeconomia, vamos mostrar à sociedade que existe uma nova forma de produzir e gerar renda e, essas tecnologias que estão sendo desenvolvidas preservam o meio ambiente. O mundo todo está discutindo essas tecnologias inovadoras. Atualmente, por exemplo, temos o plástico feito da mandioca, um processo que é biodegradável e a energia eólica, sendo que essa discussão é fundamental a partir desses recursos naturais, ou seja, tecnologia que não destrói e não polui, direcionando nessa linha de atuação da bioeconomia”, enfatiza a engenheira e organizadora da exposição.
Reforço
Para reforçar a produção agroextrativista no Tocantins, durante a Agrotins 2024, instituições e parceiros estarão presentes para debater temas para o desenvolvimento dessa atividade: Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); Conselho Nacional das Comunidades e Povos Tradicionais; Agência Alemã; FioCruz; Articulafito; Companhia Nacional de Abastecimento (Conab); e Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins).
Participantes
Participam da feira, expositores da região do APA Cantão, Jalapão, Bico do Papagaio e região sudeste do Estado, associações, cooperativas comunidades tradicionais e indígenas.
Realização
A Agrotins é uma realização do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro), da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt) e da Tocantins Parcerias, em conjunto com empresas do agro, instituições e órgãos públicos, de pesquisas e educacionais.