ASSISTÊNCIA SOCIAL
Encontros são voltados para gestores, coordenadores, técnicos e conselheiros de assistência social dos 139 municípios do Estado.
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realiza nesta segunda e terça-feira, 6 e 7, reuniões para orientações técnicas sobre o preenchimento do Censo Suas 2023. Os encontros são voltados para gestores, coordenadores, técnicos e conselheiros de assistência social, e ocorrem na Unopar, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas.
O Censo Suas é um processo de monitoramento do Sistema Único de Assistência Social (Suas) responsável por coletar informações sobre os padrões de serviços, programas e projetos realizados na esfera da ação do Suas.
A diretora do Suas no Tocantins, Luzia América Gama de Lima, destacou que as implicações do não preenchimento dos formulários dentro do prazo pode gerar sanções administrativas que podem, inclusive, levar ao bloqueio de recursos.
As orientações para o preenchimento do Censo Suas ocorrem por regionais. No primeiro dia serão atendidas as regionais: Sudoeste, Sudeste, Centro-Oeste e Centro-Leste; e no segundo dia as regionais: Norte I, Norte II e Norte III.
De Marianópolis, o coordenador Tiago Marcos de Sousa ressaltou que atua há quatro anos no preenchimento do Censo Suas. “As orientações são extremamente importantes devido as mudanças que ocorrem no preenchimento e, no caso de preenchimento incorreto dá problema para o município”.
Censo Suas
O Censo Suas é realizado anualmente e seu objetivo é coletar informações sobre os padrões dos serviços, benefícios, programas e projetos de assistência social realizados no nas unidades públicas de assistência social e das entidades e organizações constantes do cadastro da assistência social, bem como sobre a atuação dos Conselhos de Assistência Social.
Assistente social de Pugmil, Elmir Oliveira da Silva, falou da importância das orientações para o correto preenchimento dos formulários. “As orientações contribuem muito para que possamos realizar nosso trabalho com êxito. Tem sempre algumas alterações e as informações favorecem na hora do preenchimento”, destacou.
A técnica da Gestão do Cadastro Único e Bolsa Família da Setas, Régina Mercês, lembra a importância das informações estarem corretas. “É fundamental que o coordenador que vai preencher esses questionários o faça com cautela, garantindo que não haja erros e o preenchimento esteja correto”, afirmou.