CAMPANHA
Campanha em 2024 tem como tema “A paz no trânsito começa por você”; atividades são realizadas pela Ageto.
O movimento Maio Amarelo completa 11 anos de mobilização social com um tema que desafia a conscientização da sociedade: A paz no trânsito começa por você. Diversas ações de conscientização sobre segurança no trânsito serão realizadas com o objetivo de diminuir o número de acidentes com e sem vítimas nas rodovias estaduais; e o Governo do Tocantins realiza atividades por meio da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto).
Os condutores que trafegaram na TO-080, das 7 às 10 horas, no trecho entre Palmas e Paraíso do Tocantins, nesta terça-feira, 7, passaram por uma blitz educativa na qual receberam informações dos agentes de trânsito da Ageto, material alusivo à campanha deste ano e também receberam atenção à saúde por meio da aferição da pressão arterial e de glicemia.
As atividades foram desenvolvidas por meio de parceria entre Ageto, Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e Divisas (BPMRED) e Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat).
Este mês inteiro é dedicado a reduzir o número de acidentes e mortes, melhorar a qualidade do trânsito no país e a respeitabilidade e segurança viária para todos. De acordo com o presidente da Ageto, Márcio Pinheiro Rodrigues, a campanha é feita exclusivamente para alertar e trazer à tona a atenção e a devida importância que as questões de trânsito precisam ter na sociedade. "É uma campanha de relevância mundial, de conhecimento de todos que são habilitados, mas precisamos do engajamento de todos eles para a redução dos índices de mortes no trânsito”, alertou.
A superintendente de Engenharia de Tráfego, Segurança Viária e Faixa de Domínio da Ageto, Lúcia Leiko T.M. Garcia, ressalta que as ações educativas promovidas no Tocantins integram a campanha internacional Maio Amarelo 2024, implementada no Brasil pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Ela explica que o slogan busca conscientizar cada indivíduo sobre seu papel no desafio de um trânsito mais seguro. “As atividades são realizadas em todo o mundo com o propósito de orientar motoristas, ciclistas, motociclistas, pedestres e passageiros sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar medidas que possam contribuir para a redução de acidentes e mortes”, finaliza.
Programação
Nesta quarta-feira, 8, a blitz educativa será desenvolvida na TO-050, das 7 às 10 horas, no Posto de Pesagem entre Taquaralto e Porto Nacional. Sendo as atividades de saúde do condutor, especialmente dos motoristas de transporte de cargas, aferidas por profissionais da saúde do Sest/Senat. Já as atividades educativas sobre a segurança no trânsito serão desenvolvidas pelos agentes de Trânsito da Ageto e BPMRED. Já na sexta-feira, 9, as equipes da Ageto e BPMRED estarão com as atividades educativas da blitz no Posto de Pesagem da TO-342, entre Miracema do Tocantins e Miranorte.