INCLUSÃO PRODUTIVA
Cursos da Inclusão Produtiva são direcionados para beneficiários dos programas de transferência de renda.
Com proposta de promover a inserção no mercado de trabalho e melhoria da renda das famílias em situação de vulnerabilidade, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), realiza cursos da Inclusão Produtiva, entre os dias 20 e 25, no município de Araguatins.
Os cursos, direcionados para beneficiários dos programas de transferência de renda, acontecem em parceria com a prefeitura municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).
As capacitações em Araguatins são nas áreas de beleza, gastronomia e culinária com os cursos de Designer de Sobrancelhas e Maquiagem, Barbearia e Confeitaria e Panificação.
Ivone Souza, 34 anos, está no curso de Confeitaria e Panificação. "Nós mulheres precisamos aprender algo para aumentar nossa renda familiar e essa é uma ótima oportunidade. Tenho aprendido receitas na internet e para aprender mais aqui, presencialmente, é melhor ainda", destacou.
Selene Miranda Parrião, 50 anos, sempre sonhou em fazer um curso de Barbearia. "Gosto da área e quero saber fazer para melhorar minha renda", afirmou.
Ezequias Noleto Cruz, 25 anos, disse que está no curso de Barbearia “porque é uma área que me identifico e gera muita renda. Quero melhorar minha renda familiar".
Samilly Ananda Sacramento Guimarães, 21 anos, está inscrita no curso de Design de Sobrancelhas e Maquiagem. "O intuito é aprimorar e garantir a renda familiar", ressalta.
Capacitações
Os cursos da Inclusão Produtiva são direcionados para beneficiários dos programas de transferência de renda, como Auxilio Brasil, Benefício de Prestação Continuada e demais programas afins. "E importante ressaltar que é necessário que os cursistas estejam inscritos no Cadastro Único", informa o gerente da Inclusão Produtiva da Setas, Valter Frota Martins.
As capacitações acontecem de segunda a sexta-feira, nos horários de 8h às 12h e de 14h às 18h, com aulas teóricas e práticas, totalizando 40 horas.
Inclusão Produtiva
O Governo do Estado desenvolve programas para inclusão produtiva, fomento, microcrédito, geração de renda e capacitação profissional, ações que visam à promoção social das famílias beneficiárias, por meio do Programa de Inclusão Produtiva.
O programa funciona como estratégia de desenvolvimento social, com diversos cursos de capacitação profissional, objetivando o fortalecimento da área de Inclusão Produtiva urbana e rural, os quais promovem a autonomia das famílias, em situação de vulnerabilidade, que são beneficiadas com os programas de transferência de rendas.