SAÚDE
No total, 20 pessoas saíram da fila de espera por procedimentos eletivos; mutirão ocorreu nessa quarta-feira, 1° de maio.
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), realizou no dia 1° de maio, Dia do Trabalhador, 20 cirurgias no Hospital Regional de Araguaína (HRA), sendo 10 de rotina; e 10 cirurgias, por meio do Programa de Aprimoramento de Gestão Hospitalar (PAGH Cirúrgico), conhecido como Opera Tocantins. Dentre os procedimentos foram realizadas laqueaduras, histerectomia, colecistectomia (vesícula), tratamento cirúrgico de fraturas e retirada de cisto branquial.
A diretora-geral do HRA, Cristiane Uchoa, parabenizou a equipe pelo empenho em pleno feriado. “Parabéns a todos que realizaram os procedimentos, dando o seu melhor no feriado, atendendo os pacientes do Sistema Único de Saúde que aguardavam na fila e para eletivas. A dedicação de cada profissional faz a diferença na vida das pessoas”, frisou.
De Araguaína, Selma Oliveira Reis realizou uma laqueadura. “Já tenho três filhos e aguardava, desde agosto do ano passado, pelo procedimento. Estou muito feliz, tudo correu bem”.
Sueli Lima Silva Ramos fez uma histerectomia. “Eu sentia muitas dores e aguardava muito por essa cirurgia. Graças a Deus, correu tudo bem e estou, agora, só me recuperando e logo vou receber alta e voltar para casa. Gostei muito do atendimento aqui no hospital, todos são muito atenciosos”.
Ações pontuais no HRA
A intensificação dos mutirões no HRA se deve às ações pontuais da SES-TO, nos últimos seis meses. A Pasta contratou 108 novos profissionais de saúde para atuarem na unidade, que já realizou mais de 28 mil atendimentos, entre urgência e emergência, geral, internação e cirurgias, nos quatro primeiros meses de 2024.
Em fevereiro de 2024, o HRA ganhou mais 18 novos leitos, para agilizar a realização de cirurgias eletivas e está em processo de conclusão do Hospital Dia, que consiste no espaço para atendimentos de casos leves; a ala do Serviço de Atenção Especializada as Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis) e o espaço humanizado para as crianças que são atendidas na unidade. Além disso, a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI), que tem 10 leitos, está sendo ampliada e ganhará mais três leitos.
Nos últimos seis meses, a SES-TO entregou ao HRA um novo aparelho de broncoscopia; um aparelho de ultrassom de última geração para atendimentos na sala de ecocardiograma; 110 bombas de infusão para medicação; 38 camas hospitalares para as alas de internações e três camas para a Unidade de Assistência em Alta Complexidade em Oncologia (Unacon, que também recebeu uma mesa ginecológica e uma braçadeira para infusão. Também foram entregues 10 aparelhos de ar-condicionado para as alas de internação e 10 para a Casa de Apoio Glória Morais.