E EMBRAPA
Para reforçar ainda mais os dados meteorológicos do Estado, está prevista para até final deste ano, a reinauguração da estação meteorológica de Peixe.
O titular da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Jaime Café; e a chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Danielle de Bem Luiz, reinauguraram, na manhã desta terça-feira, 22, a estação meteorológica (automática e convencional) na sede da Embrapa, região norte de Palmas. Antes, a estação estava localizada na Quadra 112 Sul, setor industrial.
Para o secretário da Seagro, Jaime Café, a reinauguração desta estação é mais um reforço para o banco de dados agrometeorológicos, que podem auxiliar as tomadas de decisões no campo. “As estações do Estado estão interligadas ao Inmet [Instituto Nacional de Meteorologia] e a Embrapa contribui para a coleta desses dados que são muito importantes ao produtor rural, sendo fundamentais também para a previsão das condições climáticas no Tocantins”, destacou.
De acordo com o engenheiro agrônomo e observador climatológico da Seagro, Márcio Paes Landim, a instalação da estação meteorológica traz muitos benefícios ao produtor e muitas atividades agrícolas estão ligadas às condições climáticas. “É um subsídio que temos para tomada de decisões, no plantio, na colheita e na aplicação de defensivos nas lavouras”, detalhou.
O pesquisador da área de agrometeorologia da Embrapa, Jones Simon, explicou que os dados das estações meteorológicas são muitos úteis aos produtores, pois permitem repassar informações sobre a previsão de tempo e a indicação de chuvas. “Além disso, fornecem dados para o zoneamento agrícola, indicando a data de plantio para cada cultura, facilitam nos investimentos de financiamentos e no seguro rural e possibilitam o plantar com a máxima precisão”, enfatizou.
Peixe
Para reforçar ainda mais os dados meteorológicos do Estado, está prevista, para até final deste ano, a reinauguração da estação meteorológica de Peixe, na região sudeste do Estado.
Estação meteorológica
A estação é um equipamento que possui sensores capazes de medir as variáveis meteorológicas. Por meio desses sensores, as estações informam, aos usuários, as variáveis do tempo de cada localidade onde a estação está presente. Sendo úteis às atividades agrícolas, os dados das estações permitem fazer um planejamento agrícola mais assertivo, pois são capazes de levantar informações do clima, e assim, analisar seu histórico.
Dados
Atualmente, existem 22 estações meteorológicas instaladas no Estado.