O Governo do Estado, por meio da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) entrega nesta sexta, 27, um sistema coletivo de abastecimento de água ao povoado de Alto Real, do municÃpio de São Miguel do Tocantins, à s 14h30min. O sistema, que possui um volume de quase 20 mil litros por hora, faz parte da primeira etapa do programa Ãgua para Todos/Tocantins sem sede, que estava paralisado e foi reativado nesta gestão, viabilizando água potável à s 32 famÃlias de Alto Real.
Para o presidente da ATS, Eder Fernandes, o intuito do Governo do Estado é garantir esse bem tão essencial à vida: água de qualidade à s famÃlias do povoado de Alto Real. "Não queremos apenas contabilizar números de obras, mas, de fato, aliviar o sofrimento de quem precisa de água para suprir as necessidades mais simples na vida de um ser humano", ressaltou.
Com uma profundidade de 150 metros, o poço artesiano que abastecerá o povoado Alto Real apresenta uma vazão de 19,421 m³. O diretor de Planejamento da ATS, engenheiro Anderson Messias, garante que esse volume é suficiente para atender à comunidade, porém destaca que a interrupção no fornecimento de água só ocorrerá em caso de utilização para outros fins, que não seja o consumo humano.
Sistema
O sistema é composto por reservatório com capacidade de 20 mil litros, clorador para tratamento da água e quatro quilômetros de rede de distribuição que levará água até a porta das 32 famÃlias beneficiadas.
Orçado em mais de R$ 150 mil, o sistema a ser entregue, faz parte da primeira etapa do programa Ãgua para Todos/Tocantins sem sede que beneficia ainda mais 21 municÃpios tocantinenses.
Com o aditivo ao convênio firmado com o Ministério da Integração Nacional, mais 63 sistemas irão beneficiar outras 4.500 famÃlias em mais 27 municÃpios, em todo o Estado.
Intervenção
O sistema de abastecimento de água que será entregue à comunidade de Alto Real está entre os benefÃcios aprovados desde o ano passado pelo governo federal, porém estavam suspensos devido ao cancelamento do Certificado de Regularização Previdenciária (CRP), que graças à gestão do governador Marcelo Miranda junto ao Ministério da Previdência Social (MPS) garantiu a renovação do Certificado.