Facebook
20/08/2021 - 20h02m

33 MUNICÍPIOS

Governo finaliza ações do projeto Foco no Fogo realizando visitas em cidades do Bico

Redação

Equipes percorreram na última semana propriedades de três municípios do Bico do Papagaio. E ao todo foram visitadas 4 mil propriedades em 33 municípios do estado.

Nesta última semana, Ananás foi a primeira cidade a receber a equipe Foco no Fogo (Foto: Robson Corrêa/Governo do Tocantins)

Com a visita a 4 mil propriedades em São Miguel, Axixá, Sítio Novo, Araguatins, Ananás, Riachinho, Angico e em mais 26 municípios, foram encerradas nesta sexta-feira, 20, as ações de orientação sobre as queimadas realizadas pelo projeto Foco no Fogo, de 2021. As equipes percorreram as propriedades rurais no interior do Tocantins durante quase três meses, levando informações sobre os riscos e os prejuízos que o fogo, neste período do ano, pode causar para a saúde das pessoas, bem como, aos recursos naturais do Estado.

O projeto alcançou mais de 12 mil pessoas diretamente e, de acordo com a gestora da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Miyuki Hyashida, o projeto Foco no Fogo, por meio de conversas e orientações repassadas à população sobre os prejuízos causados pelos incêndios, cumpriu uma determinação do governador Mauro Carlesse, que é trabalhar para combater as queimadas no Estado.

Ainda segundo a secretária, "a participação das instituições que compõem o Comitê do Fogo foi essencial para o desenvolvimento e a execução do projeto, além da parceria firmada com os gestores municipais que deram o suporte necessário para as equipes”.

Desde o dia 19 de julho de 2021, está em vigor a Portaria n° 118, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), que suspendeu a emissão e a vigência das Autorizações Ambientais de Queima Controlada no Estado do Tocantins, no período entre 20 de julho e 20 de novembro de 2021. A Portaria não se aplica às ações do Manejo Integrado do Fogo (MIF), desenvolvidas exclusivamente nas Unidades de Conservação de Proteção Integral e nas comunidades tradicionais do Estado do Tocantins.

A diretora de Desenvolvimento Sustentável da Semarh e coordenadora da parte logística das ações, Karynne Sotero, frisa que o objetivo de orientar a população foi alcançado. “Percorremos o interior do Tocantins nas localidades que apresentaram altos índices de queimadas em anos anteriores”, reforça.

 A diretora ainda ressalta que, “finalizamos o projeto em 2021 com a sensação de dever cumprido, afinal, os membros da equipe se dedicaram ao máximo na execução dos trabalhos e esperamos que a população faça sua parte e evite todo e qualquer tipo de queimada neste período do ano”.

Última semana

A última semana de ações do projeto Foco no Fogo contemplou mais três cidades localizadas na região do Bico do Papagaio. Ananás foi a primeira a receber as equipes e, segundo o prefeito Valdemar Batista Nepomoceno, “acolher as equipes no município foi muito importante e esperamos que essa contribuição de orientar a população, por meio do projeto Foco no Fogo, traga resultados positivos com a adesão dos moradores da zona rural e consequentemente a diminuição das queimadas na nossa região”.

Ainda em Ananás, a dona de casa Francinalva Costa Bueno ressaltou que, “todo trabalho informativo feito para a população, que vive na zona rural, é bem-vindo, principalmente relacionado ao fogo, que nesta época do ano fica mais intenso e perigoso por aqui”.  Ela cita ainda que se todos os vizinhos se atentarem e seguirem as informações, não vai ter queimada na região e isso vai ajudar na melhoria da qualidade de vida.

Riachinho

O município de Riachinho também foi atendido com as ações do projeto Foco no Fogo e, de acordo com o secretário de Meio Ambiente, Edvan Fernandes, “o apoio dado pelo projeto aqui na zona rural, com informações sobre o fogo, foi de extrema importância, uma vez que a nossa meta aqui na cidade é zerar os índices de queimadas. Com esse suporte do Governo do Tocantins, acredito que vamos conseguir diminuir as queimadas por aqui”.

O agricultor e morador da zona rural de Riachinho, Roberto Mendes, recebeu uma das equipes do projeto e apontou os benefícios das informações. “Geralmente, fazemos o aceiro negro aqui em volta da nossa propriedade para evitar que o fogo entre e, sabendo da existência desse projeto percorrendo a vizinhança aqui na nossa região e conversando sobre os riscos do fogo para todos nós, ficamos ainda mais tranquilos e esperamos que os nossos companheiros sigam as orientações de não queimar”.

Município de Angico foi mobilizado em torno das ações do projeto (Foto: Robson Corrêa/Governo do Tocantins)

Em Angico, o prefeito Cleofan Barbosa Lima recepcionou o projeto e destacou a importância da participação de todos os parceiros que estão envolvidos nas ações. “A sensibilização dos moradores feita pelos técnicos das instituições vai nos ajudar na redução dos focos aqui na nossa região, na preservação do meio ambiente e na manutenção da saúde pública. Enquanto gestor, ressalto que o município sempre estará de portas abertas para receber esse trabalho de educação ambiental para nossa população”.

Entre as ações de prevenção às queimadas, a Semarh publica o Boletim Diário de Riscos de Queimadas e possui também o WhatsApp Consciente. Por meio do número (63) 99988-0030, o cidadão poderá ligar para ter informações ou fazer qualquer denúncia sobre crime ambiental.

Parceria

Junto com as ações de prevenção, as equipes do Foco no Fogo distribuíram alimentos para as famílias em vulnerabilidade ( Foto: Robson Corrêa)

Junto às atividades do projeto Foco no Fogo, as equipes realizaram ações de assistência social, fruto de uma parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas). No total, foram distribuídas 30 toneladas de alimentos para a população que vive em situação de vulnerabilidade alimentar. Segundo a aposentada Mirian de Jesus Carneiro, moradora do município de Angico, “foi muito bom receber uma cesta básica que vai me ajudar a alimentar minha família, principalmente neste período de pandemia onde as coisas estão um pouco mais difíceis”

O projeto Foco no Fogo também destinou diversos kits de prevenção contra o novo Coronavírus, causador da covid-19, que contêm máscaras descartáveis e álcool em gel para famílias carentes da zona rural, fruto de uma parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Além dos servidores da Semarh, participaram das ações, obedecendo todos os protocolos de segurança e prevenção neste período de pandemia, representantes da Defesa Civil Estadual; da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro); do Exército Brasileiro; do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); das prefeituras locais dos municípios visitados; da Energisa; do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBM-TO); do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); do Batalhão de Polícia Militar Ambiental  (BPMA) e da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS