Facebook
17/02/2014 - 13h58m

Governo investe em equipamentos, veículos e pessoal para ampliar atendimentos do Corpo de Bombeiros

Redação

Imagem de segurança repassada em emergências, o Corpo de Bombeiros é lembrado pelo cidadão nos momentos mais difíceis como em acidentes, incêndios ou resgates. No Tocantins, os 440 membros da corporação receberam um reforço de mais 100 soldados, que estão em treinamento depois do concurso público, além de novos investimentos em equipamentos e veículos que estão sendo buscados na Alemanha. Desta forma, os atendimentos poderão ser feitos com mais segurança e efetividade pela corporação.

Ao todo, o Tocantins conta com cinco quartéis do Corpo de Bombeiros nos municípios de Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional e Paraíso. Assim, entre salvamentos, combate a incêndios (urbano ou florestal), atendimentos pré-hospitalares e resgate, os bombeiros do Tocantins realizaram 13.048 atendimentos em todo o Estado no ano passado. Mais da metade deste número, 6.661 chamados, foram para atendimentos pré-hospitalares, que envolvem desde feridos em acidente de trânsito, emergência de saúde e vítimas de violência.

De acordo com o comandante do primeiro Batalhão do Corpo de Bombeiros, major Geraldo da Conceição Primo, a atuação da corporação no ano passado teve avaliação positiva, no sentido de garantir a qualidade do trabalho voltado para a população. “A avaliação foi positiva, mesmo com as limitações físicas. O Estado é muito grande mas, mesmo assim, conseguimos atender a todas as regiões ao nosso alcance”, completou.

O servidor público e estudante Raphael Vieira precisou de atendimento do Corpo de Bombeiros no final do ano passado para uma emergência médica. Para ele, a eficiência na chegada da viatura para o atendimento deu uma chance de sobrevida ao seu pai. “Quando meu pai enfartou, os bombeiros chegaram em cerca de 10 minutos aqui em casa, foram muito rápidos na ação deles, tentaram de tudo para trazê-lo de volta aqui em casa, massagem cardíaca, desfibrilador e até que conseguiram”, relatou. Lamentavelmente, o pai de Vieira faleceu quando chegou ao hospital.

Investimentos

Para garantir maior abrangência e qualidade no atendimento, o governo do Estado está buscando na Alemanha a aquisição de modernos equipamentos que, em atividade, permitirão aos bombeiros maior efetividade nas ações. A partir do contrato de compra com a empresa alemã Magirus, os bombeiros terão à disposição uma viatura com escada giratória e elevador de 60 metros de altura (a mais alta do mundo), quatro viaturas com escada giratória articulada de 32 metros de altura, 14 viaturas autobomba de salvamento e resgate leve e 13 viaturas para combate a incêndios florestais. A expectativa é que ainda este ano a frota já esteja no Estado.

Para o comandante do primeiro batalhão, os investimentos na corporação são importantes para prevenir possíveis incidentes de grande porte. “São viaturas e equipamentos considerados os melhores do mundo. Os equipamentos para o Corpo de Bombeiros têm sempre que vir antes da tragédia acontecer. Nós trabalhamos com a prevenção, que é a nossa meta”, explicou.

Concurso

Mais do que investimentos em novos equipamentos, o reforço no efetivo da corporação será importante, conforme o major Primo. “Vai dar um reforço maior para o trabalho nos batalhões. Ainda estamos definindo com o Comando Geral, mas pretendemos instalar quartéis ainda em mais duas cidades e este pessoal novo vai possibilitar isto”, completou.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS