Facebook
03/09/2015 - 21h10m

Governo investe em manutenção periódica da Praça dos Girassóis

Redação

A Praça dos Girassóis, segunda maior praça pública do mundo e cartão postal da Capital, tem recebido cuidado especial da atual administração estadual. Manutenção e limpeza, além de projetos de reformas dos monumentos, reparos no calçamento e restauração das piscinas e da iluminação pública estão sendo realizadas pelo Governo no local.

O superintende de Administração e Finanças da Secretaria de Governo, Jânio Carvalho, explicou que o serviço de manutenção e limpeza da Praça dos Girassóis, que até o ano passado era realizado por uma empresa privada, atualmente é executado por meio de um quadro próprio de servidores.

“Ainda no ano passado, a empresa rompeu o contrato com o Governo devido à falta de pagamento. Ao iniciar o ano, a gestão do governador Marcelo Miranda começou a manutenção com quadro de servidores próprios, para atender ao princípio da economicidade, revitalizando a praça, deixando-a mais bonita e atraente para o público de Palmas e do Estado”, disse o superintendente.

Eventos Culturais
Além de ser um espaço ideal para a prática de esportes e o lazer da população, a Praça dos Girassóis é, frequentemente, palco de grandes eventos religiosos e culturais. A concessão para o uso é feita mediante o cumprimento de algumas exigências, dentre elas, o comprometimento da organização em arcar com a manutenção e limpeza do local.

É o caso do último sábado, 29 de agosto, quando, ocorreu o evento religioso denominado Marcha para Jesus. Esta semana, uma equipe contratada pela organização do evento, com cerca de 30 pessoas, ficou encarregada da manutenção, limpeza e restauração do local. “A praça foi cedida para o evento e, como cumprimento do termo de uso, estamos fazendo os reparos para que ela fique como estava antes”, afirmou o apóstolo Sérgio Paulo Guimarães, organizador da marcha evangélica.

De acordo com o superintendente Jânio Carvalho, o local é cedido para eventos que possuam cunho cultural. “Para que isto aconteça, após realizada a solicitação, os organizadores assinam um contrato que exige o reparo de todos os danos causados ao patrimônio público”, explicou.

Manutenção permanente
De acordo com Jânio Carvalho, durante o período de estiagem, a grama é molhada diariamente, no período da manhã. No entanto, devido ao clima, ela fica com um aspecto seco. “O serviço de limpeza e irrigação é feito diariamente, porém com o vento e tempo seco é impossível manter o local limpo por muito tempo”, explicou.

Sobre a iluminação pública, o superintende explicou que, atualmente, existem 1.186 postes. “O serviço de manutenção é realizado periodicamente, com o objetivo de garantir a claridade e segurança do local”, finalizou.

Além disso, o Governo do Estado finalizou, no mês passado, a restauração da Cascata, que está localizada na ala sul da praça, ocupando uma área de 1.200 m² e simboliza a riqueza natural do Tocantins. Foram realizadas troca do motor, limpeza e tratamento da água do complexo de piscinas, pintura dos postes que ficam em torno do monumento, além da substituição dos globos de lâmpadas.

Dengue
Outros equipamentos que passam por manutenção periódica na Praça dos Girassóis são as piscinas, para evitar que as mesmas se tornem criadouros para o mosquito da dengue.

“A água das piscinas e cachoeiras da praça é tratada com cloro e produtos especiais, que são repostos a cada 15 dias, conforme previsto nas normas de segurança epidemiológica. Nessas condições, é impossível haver larvas de mosquito da dengue no local”, explicou. Além disso, Jânio Carvalho disse também que os produtos usados não agridem a natureza.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS