O Governo do Estado já investiu, desde janeiro deste ano, R$ 1,2 milhão em obras de implantação de Rede de Distribuição de Ãgua (RDA) e revitalização e urbanização das unidades da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS). São dezenas de cidades no interior do Tocantins que ganharam não só atenção, mas investimentos na melhoria de seus sistemas de abastecimento de água e de tratamento de esgoto.
A maioria das obras já foi concluÃda e são de implantação de Rede de Distribuição de Ãgua (RDA), solucionando o problema de falta de água para milhares de consumidores em todas as regiões tocantinenses. Em algumas cidades o trabalho foi apenas de revitalização e urbanização, com limpeza, colocação de cerca, pintura e melhoria nos escritórios da ATS, garantindo assim um melhor atendimento ao público.
Exemplos de cidades beneficiadas com esses investimentos nas últimas semanas são: Santa Terezinha, com 518 metros de RDA; Santa Rosa do Tocantins, 786 metros; Pium, com 1500 metros; Tupirama, com 1140 metros; Pequizeiro, com 900 metros; Brasilândia, com 945 metros; Brejinho, com 3231 metros; Angico, com 1616 metros; TocantÃnia, com 952 metros; Monte do Carmo, com 1924 metros e Pugmil, com 1530 metros. As cidades de Fátima e Nova Rosalândia receberam a urbanização e Aurora do Tocantins, 1080 metros de extensão de rede.
Novos investimentos
A ATS inicia até ao final deste mês a execução de 210 metros de RDA em Maurilândia. Outra ação de destaque, com assinatura de Eder Fernandes, presidente da ATS, é o inÃcio do processo para licitação de sete poços tubulares profundos, conhecidos como poços artesianos, que vão beneficiar Conceição do Tocantins, Santa Rosa, Chapada de Natividade, Novo Alegre, Jaú do Tocantins, TocantÃnia e Pau D´Ãrco. Essas obras terão mais R$ 500 mil em investimentos.