Facebook
02/12/2013 - 21h24m

Governo investirá mais de R$ 90 milhões na prevenção e combate a incêndios florestais

Redação

O Governador Siqueira Campos assinou na manhã desta segunda-feira, 2, protocolos para ratificar a solicitação de um empréstimo de U$ 40.284.516,52 (mais de R$ 90 milhões) junto ao Export Development Canadá (EDC). A parceria visa a aquisição de um helicóptero, bem como investimentos em ações de prevenção, combate a incêndios florestais e acidentes ambientais, policiamento e investigação ambiental, durante um período de dois anos no Estado.

A assinatura do termo marcou a abertura do workshop Manejo Integrado do Fogo no Tocantins, organizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sutentável  (Semades) e  Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins). Ao fazer o uso da palavra, o Governador Siqueira Campos elogiou o trabalho desenvolvido pelos técnicos que se dedicam à prevenção e combate a incêndio e defendeu uma campanha de conscientização para que a população também participe desta luta.

Na ocasião, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alan Barbiero, citou as ações que já estão previstas para o controle das queimadas, sendo elas a Sala de Situação, com funcionamento de 24 horas em 32 pontos de monitoramento da vazão dos rios e dos focos de calor no estado; a Academia do Fogo, centro de formação continuada de brigadistas; e por último a formalização da operação de crédito junto ao Ministério da Fazenda para a financiadora EDC.

Presente também no evento, o presidente do Naturatins, Alexandre Tadeu Rodrigues, frisou que é necessário entender a dinâmica do fogo nas comunidades e na vida das pessoas, uma vez que a prática na agricultura é ainda bastante usada. “Este é o momento para trocar e discutir experiências com relação ao manejo do fogo, principalmente para os gestores das unidades de conservação e manejo do estado”.

O evento conta o apoio da Agência de Cooperação Técnica da Alemanha (GIZ) e integra uma das ações do Projeto Cerrado – Jalapão de prevenção, controle e monitoramento de queimadas irregulares e incêndios florestais na região.

Em desenvolvimento desde 2011, o Projeto Cerrado- Jalapão abrange os estados do Tocantins e Piauí, numa área de aproximadamente 44 mil km². As ações são desenvolvidas em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, Ibama, ICMBIO, INPE, Caixa Econômica Federal e o KFW – Banco Alemão para o Desenvolvimento, responsável pela cooperação financeira do projeto.

Para o coordenador da GIZ, Phillip Buss, a excelente  relação entre a Alemanha e Brasil, e especialmente com o Estado do Tocantins na execução do projeto, deixou claro que para o sucesso do manejo integrado do fogo é necessário levar em conta a necessidade socioeconômica das comunidades locais.

O que é o MIF

O Manejo Integrado do Fogo (MIF) é uma abordagem que trata das questões relacionadas ao fogo prejudicial e ao fogo benéfico dentro do contexto do ambiente natural e dos sistemas socioeconômicos nos quais eles ocorrem. O MIF oferece uma estrutura que permite considerar a ecologia, múltiplos objetivos de manejo da terra e abordagens tecnológicas para manejar o fogo visando equilibrar os riscos de incêndios prejudiciais com os benefícios ecológicos e econômicos que o fogo fornece num determinado contexto.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS