Facebook
02/05/2022 - 16h03m

RECURSOS

Governo libera segunda parcela do Programa de Fortalecimento da Economia para Sítio Novo e Aguiarnópolis

Redação

Municípios prestaram contas dos recursos da primeira parcela aplicados nas obras.

Governo libera segunda parcela do Programa de Fortalecimento da Economia para Sítio Novo, Aguiarnópolis e mais 3 municípios do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio da Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto), libera, nesta semana, a segunda parcela do Programa de Fortalecimento da Economia e Geração de Emprego para cinco municípios. A liberação equivale a mais um terço, cerca de R$ 600 mil, do montante de R$ 2 milhões do convênio de cada município.

Os municípios de Sítio Novo, Aguiarnópolis, Wanderlândia, Piraquê e Crixás do Tocantins são os primeiros a receber a segunda parcela do convênio, porque já executaram as obras da primeira etapa e já prestaram contas.

Em Sitio Novo, a obra foi de recapeamento de ruas; em Aguiarnópolis, de pavimentação de ruas no Projeto de Assentamento Vitória; em Wanderlândia, pavimentação de ruas do setor sul; já em Piraquê, pavimentação com bloquetes, pavimentação asfáltica e calçadas no Setor Alto Bonito; no município de Crixás do Tocantins, a obra escolhida foi de pavimentação de vias públicas.

Obras

Em Sítio Novo, a prefeitura fez o recapeamento asfáltico da rua do Comércio, com mais de 1.600 metros e já está providenciando a sinalização. A obra já beneficia cerca de 10 mil habitantes da cidade. Nas próximas etapas, serão recapeadas a Avenida 31 de março, a rua Pará, a rua Piauí, a Travessa Comercial e a rua João Corrêa.

O prefeito de Sítio Novo, Alexandre Abreu Farias, informou que, para fazer obras que “venham dando impacto positivo na minha cidade, eu preciso da ajuda do Governo do Tocantins. Aqui estamos satisfeitos, já estamos preparados para receber a segunda parcela e dar continuidade às obras em benefício da nossa cidade”, afirma.

A proprietária de uma distribuidora de bebidas instalada na rua do Comércio, Fernanda Ferreira da Costa, destacou que melhorou bastante e até aumentou a clientela de seu estabelecimento com o asfalto novo. “Acabou a poeira, o antigo asfalto já quase não existia mais e, com o movimento dos carros, a poeira subia”, declara.

Em Aguiarnópolis, a obra foi de implantação de pavimentação asfáltica e meio-fio no Projeto de Assentamento (PA) Vitória. O prefeito de Aguiarnópolis, Wanderley dos Santos Leite, agradeceu ao Governo do Tocantins por esse investimento nos municípios tocantinenses. “E nós estamos felizes por estarmos concluindo essa primeira etapa das obras. É um momento muito importante para nosso município. Nós nos sentimos fortalecidos com esses recursos que estamos aplicando com muita responsabilidade, levando à comunidade no PA Vitória uma melhor qualidade de vida”, declara.

Estamos satisfeitos. Agora, vamos ter mais saúde. Antes, a poeira provocava muita gripe e, no tempo de chuva, era muita lama”, explica o agricultor familiar, José Santos Barros, morador do PA.

Tereza da Silva Oliveira disse que só tem a agradecer ao Governador e ao Prefeito, diminuiu a poeira e a roupa fica limpinha no varal

Agora é uma maravilha, só tenho a agradecer ao Governador e ao Prefeito. Diminuiu a poeira e a roupa fica limpinha no varal. Melhorou muito para todos nós que moramos aqui. Teremos mais saúde para produzir nosso arroz, feijão, milho e mandioca”, afirma a moradora Tereza da Silva Oliveira.

Em Piraquê, as obras de pavimentação com bloquetes estão em fase final. Também foi feito recapeamento de asfalto em algumas ruas e está prevista a construção de calçadas na rua que recebe os bloquetes. A parte de recapeamento asfáltico, no setor Alto Bonito, já havia sido finalizada no que se refere à primeira parcela dos recursos.

Para a moradora Yandrea Sousa Conceição, as obras vão melhorar a vida de todos os moradores do bairro. “Para nós que dependemos desse asfalto, para maior mobilidade, a vida vai melhorar muito”.

Em Wanderlândia, o setor sul tem cerca de 500 famílias, as quais agora podem andar tranquilas nas ruas pavimentadas. Segundo informações da prefeitura, após as ruas do setor receberem o asfalto, já houve uma valorização nos lotes residenciais. A obra no setor também prevê a construção de calçadas públicas nas ruas que receberam o asfalto.

Segundo o agricultor familiar, morador do PA Vitória, em Aguiarnópolis, “antes, a poeira provocava muita gripe e, no tempo de chuva, era muita lama” (Foto: Thiago Sá)

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS