Tem inÃcio nesta quarta-feira, 22, em Ponte Alta do Tocantins, a oficina de elaboração de projetos do Corredor Ecológico do Jalapão. Até o dia 31 de maio, quatro municÃpios vão receber a capacitação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), em parceria com a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (Jica) – coordenadora do projeto.
O treinamento tem o objetivo de capacitar os servidores públicos municipais para construção dos Planos de Ação Ambiental. Após Ponte Alta, a oficina será realizada em Rio da Conceição, no dia 24; São Félix do Tocantins, dia 29; e em Mateiros, em 31 de maio.
Para coordenador de Elaboração e Gestão de Projetos da Semades, Fábio Strieder, essa é uma etapa importante do projeto junto aos municÃpios. “O apoio da Semades, com essa capacitação, vai preparar os servidores desses municÃpios para uma importante fase do projeto, que é a construção do Plano de Ação Ambientalâ€, afirmou.
Corredor Ecológico
De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc), o Corredor Ecológico é um instrumento de gestão e de ordenamento territorial que tem o objetivo de garantir a integridade dos processos ecológicos nas áreas de ligação entre unidades de conservação (UCs). A intenção é permitir o fluxo gênico e a livre dispersão das espécies entre estas áreas naturais protegidas.
Considerada uma estratégia fundamental para evitar prejuÃzos ecológicos proporcionados pelo isolamento das áreas naturais protegidas em meio à malha urbana e rural, o corredor busca garantir a preservação dos recursos naturais e da biodiversidade em longo prazo.
Projeto
O projeto Corredor Ecológico da Região do Jalapão é uma iniciativa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em cooperação técnica com a Jica, apoio da Semades, da Secretaria de Estado de Planejamento e Modernização da Gestão Pública (Seplan) e do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), dentre outros importantes parceiros.