POR MEIO DA SETAS
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), orienta sobre Abono Natalino do benéficio Bolsa Família, criado pelo Governo Federal e instituído pela Medida Provisória 898, editada em outubro. O abono consiste no benefício pago em dobro em dezembro e o pagamento começou a ser pago na terça-feira (10).
Segundo a coordenadora do programa na Setas, Carmem Vendramini, no Tocantins 109.698 mil famílias estão sendo atendidas pelo Bolsa Família em dezembro. O valor médio do benefício é de R$ 192,90 reais. Neste mês, o governo desembolsará R$ 21.160,500 milhões com o pagamento do benefício, contando com o abono natalino.
“A criação do abono tem como objetivo atender a necessidade da transferência de mais recursos às famílias beneficiárias do Bolsa Família, proporcionando maior poder de compra” informou a coordenadora.
Essa é a primeira vez que os beneficiários do Bolsa Família recebem o pagamento. Para a beneficiária Edisane Dias da Silva,o abono vem complementar a renda, nesse período natalino e início de ano. “Eu achei ótimo. Vai ajudar na compra de alimento, material escolar e até algum presentinho extra, como um caçado ou roupas para as crianças”, disse contente.
Quem vai receber
Todas as famílias beneficiárias do PBF presentes na folha de dezembro de 2019, com benefícios liberados.
Qual o valor?
O Abono Natalino terá o mesmo valor da parcela de dezembro de 2019 que a família beneficiária tem direito naquele mês.
Quando será pago?
O calendário de pagamentos seguirá o dígito final do Número de Inscrição Social (NIS) do responsável familiar apresentado no cartão do programa.
Beneficiários com o final 1 serão pagos nesta terça-feira. O cronograma segue com o pagamento aos beneficiários com final 2 na quarta (11); final 3, dia 12; final 4, dia 13; final 5, dia 16; final 6, dia 17; final 7, dia 18; final 8, dia 19; final 9, dia 20, e final 0, dia 23.
Como a família poderá retirar
O benefício extra será pago com o mesmo cartão, nas mesmas datas e por meio dos mesmos canais pelos quais os beneficiários recebem as parcelas regulares do Bolsa Família. Os beneficiários que recebem por meio de crédito em conta poupança ou na conta Caixa Fácil terão o valor do abono natalino creditado nas mesmas contas.