INCLUSÃO PRODUTIVA
Em 2022, a meta dos cursos da Inclusão Produtiva é atender 124 municípios, capacitando 9.920 pessoas.
O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), em parceria com a Prefeitura de Juarina promove, até esta sexta-feira, 3, o curso de Cabeleireiro da Inclusão Produtiva, em Juarina, município da região norte do Tocantins. O foco de atuação é a geração de trabalho e renda.
São ofertados cursos de cabeleireiro, design de sobrancelhas, manicure e pedicure, nas sedes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e da Secretaria Municipal de Assistência Social de Juarina. A ação prevê capacitar 32 alunos, nas áreas da beleza.
“A capacitação é uma oportunidade ímpar em Juarina, significa a oportunidade de ter uma carreira e um dinheiro extra para ajudar minha família", afirmou Gisele de Sousa, 23 anos, que participa do curso. “O curso é muito importante para nossa cidade e é uma grande oportunidade de qualificação para entrar no mercado de trabalho”, afirma Wesley Dias Rodrigues, 26 anos, que também participa da capacitação.
Ranny Emanuela, 18 anos, é mais uma jovem que participa da capacitação em Juarina. “A professora é ótima e estou amando o curso de design de sobrancelhas e quero me dedicar para aprender tudo”, afirma. Sara Sylse, de 17 anos, está no curso de manicure e pedicure. “Quero me especializar e levar todo esse conhecimento para a minha vida profissional".
Público-alvo
O público-alvo das capacitações são as famílias atendidas pelos programas de transferência de renda, Auxílio Brasil e CadÚnico, além de empreendedores de economia solidária, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social.
“A expectativa é a de gerar 32 empregos diretos e 128 empregos indiretos”, destaca o responsável pelo setor de Inclusão Produtiva da Setas, Valter Frota Martins.
Os cursos de qualificação são de níveis produtivo e comercial, de forma a potencializar a capacidade transformadora regional, visando à inclusão produtiva geradora de trabalho, renda e dignidade. “As capacitações vêm para fortalecer as iniciativas locais e regionais de estruturação da produção e de empreendimentos solidários”, ressaltou Valter Frota Martins.
Em 2022, a meta dos cursos da Inclusão Produtiva é atender 124 municípios, capacitando 9.920 pessoas.
Inclusão Produtiva
O Governo do Tocantins desenvolve programas para inclusão produtiva, fomento à economia solidária, microcrédito, geração de renda e capacitação profissional, ações que visam à promoção social das famílias beneficiárias.
Os cursos de qualificação profissional são distribuídos conforme suas características científicas e tecnológicas em 11 eixos tecnológicos que somam 800 possibilidades de oferta.