Facebook
24/06/2014 - 11h34m

Governo recupera estradas vicinais na região Bico do Papagaio

Redação

Numa grande parceria entre o Executivo estadual e as prefeituras, o governo do Tocantins está recuperando as estradas vicinais de todos os municípios tocantinenses, por meio do Programa de Assistência aos Municípios (PAM). Já foram recuperados mais de 15 mil Km, nos 139 municípios. Um deles é Araguatins, na região do Bico do Papagaio, que recebeu benefício em mais de 400 Km das estradas vicinais, melhorando a qualidade de vida dos moradores da zona rural, povoados e assentamentos.

Só na região do Bico, mais de 2.300 km já receberam as máquinas do governo. Neste momento, homens e máquinas trabalham para melhorar o acesso aos assentamentos de Natal e Areia Branca, ambos no município de Araguatins, onde os ônibus do transporte escolar não chegavam, em função dos buracos e dos atoleiros, e os estudantes tinham que percorrer grandes distâncias a pé.

Segundo a assentada Aline da Silva Chagas, moradora do Areia Branca, muitas vezes, ao voltar da escola, seus filhos tiveram que andar a pé parte do percurso, de aproximadamente quatro quilômetros, porque o ônibus não conseguia chegar até sua casa. “Aqui, quando chovia, era ruim de mais, o carro [ônibus escolar] quebrava ou atolava e as crianças tinham que vir da escola a pé, de noite, correndo o risco de serem picadas por cobra”, disse, acrescentando que as obras de recuperação estão deixando a estrada “cem por cento”.

Programa

Por meio do Programa de Assistência aos Municípios, o governo chegou até as estradas vicinais que ligam o centro das cidades até a zona rural. Com as obras de recuperação dessas estradas e, em muitas vezes, mesmo a construção de novas vias, o Estado está melhorando a qualidade de vida dos tocantinenses de todas as regiões, beneficiando o escoamento da produção e o transporte escolar entre as regiões rurais e urbanas.

Conservação

O secretário de Estado da Infraestrutura e presidente da Agência de Máquinas e Transportes (Agetrans), Kaká Nogueira, explica que o PAM é um programa continuado e que, mesmo depois de passar por todas as cidades tocantinenses, vai continuar realizando a manutenção das estradas vicinais. “Se analisarmos o Estado, você percebe os problemas do macro para os de menor porte. Nós recebemos os prefeitos e as demandas eram unânimes com relação as estradas vicinais. Em médio prazo, se pensarmos nas condições dessas estradas dentro dos municípios, com este trabalho, elas vão estar em excelente estado de conservação”,pontuou.

Região

Na região do Bico do Papagaio os 25 municípios já foram atendidos na primeira Etapa. Na segunda, além de Araguatins, as obras do PAM estão acontecendo também nos municípios de Sítio Novo e Aguiarnópolis, e já concluída em Axixá e Angico.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS