GOVERNO DO TO
Uma grande festa marcou a entrega do Colégio da Polícia Militar Professora Antonina Milhomem, em Araguatins. A solenidade foi realizada nesta sexta- feira, 2, com a presença de centenas de pessoas, entre professores, alunos, militares, 17 prefeitos da região, deputados estaduais, federais e comunidade. O governador Marcelo Miranda participou do evento, ao lado da primeira-dama Dulce Miranda, da vice-governadora Cláudia Lélis, secretários estaduais e demais autoridades.
Antecipando a solenidade, o público presente acompanhou apresentações artísticas da banda do Colégio Militar de Araguaína e de um grupo de jovens da igreja Assembléia de Deus. Já diante das autoridades, foi apresentada uma paródia sobre o colégio e a importância da Educação.
A deputada federal e primeira-dama do Estado, Dulce Miranda destacou o sucesso das escolas militares, na formação de cidadãos tocantinenses. “É uma escola em que os alunos saem de lá levando uma bagagem para a vida”, frisou.
O governador Marcelo Miranda ressaltou o trabalho no setor da educação que está sendo realizado em todo o Estado, com a adoção de uma nova Proposta Pedagógica. “Pedimos para elaborar políticas públicas para fortalecer a educação e a implantação das escolas militares já representa um resultado do trabalho realizado pela Educação. Vamos qualificar os gestores escolares e professores para chegar a uma educação que queremos no nosso estado, de qualidade”, frisou.
Wilson Pereira, superintendente de Tecnologias da Educação da Secretaria da Educação, Juventude e Esportes, representou a secretária Wanessa Zavarese Sechim e enfatizou os espaços que estão sendo implantados no Tocantins para a disseminação do conhecimento. “Estamos inaugurando escolas, um local de esperança, de consolidação dos sonhos. É um espaço que cuida da alma, do ser humano, de aprendizagens. Isso representa a preocupação do Governo do Estado com o desenvolvimento do ser humano”, ressaltou.
Para o diretor regional de Educação de Araguatins, Paulon Miranda, este foi um momento de grande alegria e satisfação. “Estamos realizando um sonho o de ofertar aos moradores da região uma educação de qualidade”, esclareceu.
O diretor da escola, Major PM Márcio Cardoso Almeida, disse estar muito feliz por presenciar os pais falando da alegria dos filhos estarem melhorando. “Os nossos alunos estão aprendendo a valorizar mais a família, a cumprimentar as pessoas”, enfatizou.
Expectativas
A dona de casa Rosilda Carvalho da Silva, moradora de Araguatins, foi uma das pessoas que se emocionou durante a solenidade. "Estou presenciando uma mudança na comunidade. As pessoas passaram a ter mais esperança, a ter orgulho dos seus filhos. Estou muito feliz e como seria bom se no país tivesse mais escolas desse nível", disse.
O estudante Daniel Melo, 17 anos, 3ª série do ensino médio encontrou na escola militar oportunidades para exercer a sua habilidade de liderança. Ele desempenha atividades de chefe-geral e fiscal de turma. "Todos os dias, quando chego à escola vejo se os alunos estão em ordem, para entregar a turma ao superior. “Toda essa disciplina me deixa feliz. Os jovens têm essa necessidade, e é essa postura que levamos a nossa convivência familiar e social", ressaltou.
O professor de Química Flávio dos Anjos encontrou na escola militar a quietude para realizar o seu trabalho. "Como os alunos estão prestando mais atenção à aula, os 40 minutos destinado as aulas estão sendo mais rentável, e com isso, estamos mais motivados”, contou.