O empresário Terutane Saita, presidente da Logo House Japan Co. LTD, reiterou ao Governador Siqueira Campos, em visita na tarde desta sexta-feira, 3, o desejo de trazer japoneses da região de Fukushima (nordeste do Japão, atingida por acidente com reator nuclear) para trabalharem com hortifruti (hortaliças e frutas) e cultivo de folhosas no estado. Saita, que liderou uma comitiva de mais sete empresários, será responsável pelo investimento financeiro. O governador deu total apoio à iniciativa, lembrando que já havia feito o convite à comunidade de Fukushima para investir no Tocantins, após o tsunami ocorrido no Japão. Segundo Terutane Saita os agricultores atingidos pelo desastre receberam indenização e agora estão dispostos a investir no estado.
Disse também que o governo japonês está disponibilizando U$ 1 trilhão (um trilhão de dólares) para recuperação da economia local e que ele pretende gerenciar no sentido de carrear parte deste recurso para japoneses que vão investir no Tocantins. Afirmou também que é amigo do embaixador do Japão no Brasil e que estará com ele na próxima semana, momento em que o Governador Siqueira Campos solicitou que reiterasse o convite para que o embaixador venha ao Tocantins.
Ciceroneado por Hashimoto Ishikawa e Roberto Furukawa, produtores rurais no Tocantins (fazenda Brastel, em Aparecida do Rio Negro), Terutane Saita esteve com o Governador Siqueira Campos também em companhia de Hashimoto Idekichi, presidente da ABC Japan, Wilson Kendi Kawai e Renato Junji Tanabe, diretores executivos, Marcius Wada, diretor de Conhecimento, e Lúcio Kamimura, todos da Brastel Telecom, empresa com sede em São Paulo. O secretário executivo da Seagro, Ruitter de Pádua, acompanhou os empresários.