Representantes da empresa japonesa Mitsubishi vêm ao Tocantins para conhecer detalhes sobre a mineração no Estado. As oportunidades de negócio oferecidas na área tem atraÃdo as empresas internacionais. Os empresários da multinacional irão se reunir, nesta quarta-feira, 29, à s 8h30, com o secretário da Indústria e do Comércio e presidente da Mineratins, Paulo Massuia, no prédio da secretaria. "O Governador Siqueira Campos já tem um relacionamento de duas décadas com os executivos da Mitsubishi, o que gera uma confiança muito grande da empresa no Estadoâ€, disse Massuia.
Atualmente o Tocantins vive um momento de crescimento da mineração no Estado. Há jazidas em exploração em diversas regiões, o que vem gerando aumento na produção mineral. Em 2010, foi registrado um aumento de 43% em relação a 2009, conforme relatório da Superintendência Regional do DNPM - Departamento Nacional de Produção Mineral.
A vinda dos executivos da empresa japonesa Mitsubishi Corporation é resultado da missão oficial do Governador Siqueira Campos e comitiva ao Japão em novembro de 2011, onde as conversações foram iniciadas. A empresa havia demonstrado interesse em investir em um polo agroindustrial canavieiro para produção de etanol e na produção de papel e celulose, além de uma parceria no setor de mineração.
Potencial mineral
A produção mineral no Estado do Tocantins concentra-se fortemente nos agregados para construção civil (74%), rochas calcáreas para corretivos de solos (20%) e pequena participação de água mineral, fosfato, zirconita e gipsita (6%). Na área de minerais industriais (rochas e minerais predominantemente não-metálicos, que, por suas propriedades fÃsicas ou quÃmicas, podem ser utilizados em processos industriais) a produção do Tocantins é basicamente de calcário para produção de cimento em Xambioá e de fosfato em Arraias.
Quanto à produção de metais, deve entrar em exploração nos próximos meses a extração de uma mina de ouro, em Almas, pela empresa Rio Novo Mineração. Já a produção de ferro está acontecendo em Lagoa da Confusão e em Paranã, onde estão sendo realizados testes industriais para extração do manganês.