EVENTO
A Secretaria Municipal de Saúde de Gurupi e Conselho Municipal de Saúde realizam nesta quinta-feira, 21 e sexta-feira, 22, a oitava edição da Conferência Municipal de Saúde, com o tema “Democracia e Saúde”. O evento acontece a cada quatro anos com o objetivo de traçar políticas públicas para o Sistema Único de Saúde (SUS), com a participação de gestores, trabalhadores da saúde e usuários do sistema.
Durante a abertura do evento, o prefeito Laurez Moreira destacou que o evento é um momento não apenas de debater a saúde que hoje é oferecida, mas o ideal que quer atingir. Ressaltou que nos últimos anos a área de saúde viveu um salto de melhorias com entregas de equipamentos, ambulâncias e obras, além das oito novas que estão em fase de término, como Unidades Básicas de Saúde, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Centro Especializado de Reabilitação (CER) e mais um Centro de Atenção Psicossocial.
Destacou que a participação dos trabalhadores e usuários do sistema é importantíssima e que devem aproveitar esse momento para sugerir, pois uma saúde feita com a colaboração de todos atinge melhores resultados.
Segundo o secretário de Saúde de Gurupi, Gutierres Torquato, a participação da comunidade é importantíssima e é um momento dela expor sugestões para o melhor funcionamento do serviço em nível municipal. Explica que como no evento serão escolhidos delegados para a etapa estadual, eles também poderão sugerir propostas neste nível, assim como federal. “Nesse evento discutimos o modelo ideal para o serviço de saúde em Gurupi”, enfatizou.
O presidente do Conselho Municipal de Saúde de Gurupi, Lindomar Nunes, enalteceu a participação do público e destacou a necessidade de cada um apresentar propostas, pois assim é possível melhorar o sistema cada vez mais.