DOAÇÃO DE SANGUE
A ação faz parte da programação em alusão ao Dia das Mulheres. A palestra foi sobre ‘Importância da mulher na doação de sangue’.
A Hemorrede do Tocantins esteve no município de Praia Norte para ministrar uma palestra sobre ‘Importância da mulher na doação de sangue’. A ação desenvolvida pelo setor de Captação de Doadores da Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Augustinópolis faz parte das ações em alusão ao Dia da Mulher.
A palestra foi ministrada pela enfermeira responsável pelo setor de Captação da UCT de Augustinópolis, Aurilene Costa Batista, e teve como principal objetivo a orientação e captação das mulheres que queiram se tornar doadoras. A palestra esclareceu as principais dúvidas a respeito de doação, além da importância da doação de sangue para a assistência dos pacientes da região.
“Além de tentar alcançar novas doadoras, também capacitamos as servidoras da Unidade de Saúde para ser um agente multiplicador destas informações sobre doação de sangue, assim esse profissional poderá orientar de forma precisa quanto os critérios e os procedimentos que pacientes das cirurgias eletivas devem seguir”, reforçou a responsável.
A enfermeira, Camilla Emelly Padilha Vieira, da UBS II de Praia Norte, destacou que “a palestra foi muito importante, pois além de aprender os principais critérios para doação, também fomos orientados quanto ao processo para conseguir essa liberação de sangue. Então além de vermos que a doação é mais simples do que imaginávamos, agora com as informações repassadas podemos orientar melhor os nossos pacientes”.