Os hospitais regionais do Tocantins contarão com monitoramento 24 horas e controle do fluxo de pessoas por biometria. A proposta é garantir mais segurança à rede pública de saúde do Estado. O governo do Estado está investindo em torno de R$ 6 milhões com implantação e manutenção de equipamentos de segurança. Serão instaladas 300 câmeras, 50 portas com fechaduras biométricas, 40 catracas eletrônicas com controle biométrico e cancelas nos estacionamentos.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a empresa contratada iniciou em novembro a montagem dos equipamentos e, até março de 2014, concluirá o serviço. O contrato é em regime de comodato. No prazo de 24 meses, toda a infraestrutura de segurança será incorporada ao patrimônio do Estado.
Serão contemplados o Hospital Geral de Palmas (HGP), o Hospital Regional de AraguaÃna (HRA), o Hospital Regional de Gurupi (HRG), o Hospital Infantil de Palmas e o Hospital e Maternidade Dona Regina.
De acordo com o diretor de Tecnologia da informação da Sesau, Tairone Barbosa, o monitoramento disciplinará o acesso aos hospitais, oferecendo mais segurança aos pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde.
A sala de monitoramento ficará na Sesau, em Palmas, funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana. A equipe trabalhará em quatro turnos e terá comunicação direta com a PolÃcia Militar.