GOVERNO DO TOCANTINS
As 18 unidades hospitalares do Estado receberam nesta terça-feira, 20, o “Manual de Normas, Rotinas e Protocolos de Enfermagem do Estado do Tocantins”, a entrega foi realizada pelo secretário de Estado da Saúde, Dr. Edgar Tollini durante a reunião com os diretores gerais e equipe multidisciplinares dos hospitais, na sede da Secretaria, em Palmas. Na ocasião também foi discutido a implantação dos Núcleos de Segurança do Paciente em todas as unidades de saúde do Estado, obedecendo as diretrizes do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) do Ministério da Saúde e a Resolução da Diretoria Colegiada nº 36, da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
A enfermeira e coordenadora de enfermagem do Hospital Regional de Paraíso do Tocantins, Lenir Xavier, junto com a equipe diretiva e multidisciplinar do hospital recebeu o Manual e ressaltou sua importância. “Este material irá direcionar o serviço da enfermagem, subsidiará as condutas adotadas, pois traz a atualização das práticas da enfermagem”.
O Secretário comemorou a entrega do manual, pois trata de um instrumento de não só de aprendizado, mas de conjuntura de equipe, de atualização e melhoria dos processos de trabalho. “Participei da história da implantação do Programa Nacional de Segurança do Paciente no Ministério da Saúde, e agora estar na ponta implantando e de muita satisfação. A última atualização deste protocolo da enfermagem, foi feita em 1999, ele servirá para padronização das práticas do cuidado, a luz de evidências cientificas, qualificando o serviço e principalmente beneficiando o ator principal o usuário dos serviços públicos de saúde”.
Núcleo de Segurança do Paciente
Mayzza Campina Rodrigues, diretora de Qualidade Hospitalar da Superintendência de Unidades Próprias do Estado explicou que o Tocantins já iniciou a implantação dos Núcleos de Segurança do Paciente, que atualmente conta 10 núcleos implantados. “Nacionalmente estes núcleos surgem para contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde, incluindo nestes serviços a cultura na qual todos os trabalhadores, profissionais e gestores, assumem a responsabilidade pela sua própria segurança, de seus colegas, pacientes e familiares. Evitando assim incidentes, promovendo o aprendizado organizacional e a responsabilização para a manutenção efetiva da segurança nos ambientes de saúde”, disse.
Estes núcleos devem promover a prevenção, controle e mitigação de incidentes, além da integração dos setores, promover a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactam nos riscos ao paciente. O NSP tem papel fundamental no incremento de qualidade e segurança nos serviços de saúde.
Os núcleos fomentaram a implantação dos protocolos básicos de segurança dos pacientes, sendo eles: Cirurgia Segura; Identificação do Paciente; Prática de Higiene das mãos; Prevenção de Quedas; Segurança na Prescrição e de Uso e Administração de Medicamentos e controle de Úlcera por Pressão.