HGP
A iniciativa fortalece o processo assistencial e gerenciar situações pontuais na unidade, ampliando a qualidade do atendimento.
O Hospital Geral de Palmas (HGP) é referência em saúde pública no Tocantins, no atendimento de alta complexidade e recebe grande demanda de pacientes. Para oferecer uma assistência de qualidade aos usuários, a equipe da unidade realiza uma reunião de poucos minutos, por meio da metodologia conhecida como huddle no pronto-socorro e internação adultos e na unidade pediátrica.
A prática possibilita o gerenciamento de situações pontuais na unidade hospitalar que implicam no bom andamento da rotina naquele dia, ampliando a qualidade do atendimento e do cuidado ao usuário. Tal ação teve início em 2020 pelo Projeto Reab, uma parceria do Hospital Sírio Libanês e Ministério da Saúde (MS), por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proad-SUS).
“Durante a ação os profissionais checam de itens essenciais e fundamentais para o desenvolvimento das atividades nas unidades assistenciais como a disponibilidade de insumos e medicamentos, leitos operacionais, e oferta de apoio diagnóstico (exames de imagem e laboratório), entre outros. Esta iniciativa de huddle é realizada pela equipe assistencial e de apoio composta por fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo, assistente social, enfermeiro, médico, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional, hotelaria, e são acompanhados de perto pelo Escritório da Qualidade e pelas Diretorias do HGP”, explicou o responsável pelo Escritório da Qualidade, Pedro Carvalho.
A enfermeira fluxicista do pronto-socorro pediátrico HGP, Manuela Borges Sousa é uma das profissionais que participam da ferramenta no processo assistencial. “A reunião do huddle é importante para que toda a equipe multiprofissional possa ficar ciente de todas as demandas e pendências possíveis e assim buscar possíveis resoluções fazendo com que o paciente tenha agilidade no tratamento e consequentemente um menor tempo de hospitalização. É necessário e importante que todas as categorias participem e interajam. Tudo em prol de uma assistência de qualidade e eficaz”.