O Governo do Estado através da Sesau – Secretaria de Estado da Saúde reinaugurou na manhã desta terça – feira, 27, os serviços de cirurgia por videolaparoscopia do HRPPN - Hospital de Regional Público de Porto Nacional. O Hospital não realizava esse tipo de procedimento havia mais de 10 anos.
Segundo o diretor geral do Hospital, Argemiro da Silva Filho, o Hospital só tem a ganhar com a retomada desse tipo de procedimento. “O objetivo maior deste serviço é proporcionar aos usuários do SUS de Porto Nacional e cidades circunvizinhas a possibilidade de acesso a cirurgias de alta tecnologia, e com isso desafogar o HGP, beneficiando a população do Tocantinsâ€, esclarece o diretor Argemiro.
O primeiro procedimento cirúrgico realizado foi uma “Colecistectomia†(cirurgia de vesÃcula), realizada na paciente D. F. C. de 49 anos moradora de Palmas. Com essa tecnologia serão também realizadas vários tipos de cirurgias tais como Colecistectomia, Hérnia, Hérnia de hiato, apendicectomia, avaliação da cavidade abdominal, biopsias hepáticas e liberação de aderência, e as ginecologias de: histerectomia, laqueadura, cirurgias de ovários, fixação de cuplos de vagina, cirurgia de incontinências urinárias, entre outras.
De acordo com o médico cirurgião geral, ginecologista, mestre e doutor em ciências da saúde Valdir Francisco Odorizzi, explica “as cirurgias realizadas por vÃdeo, possuem vantagens, sendo que dentre as principais estão o menor tempo de internamento, a redução a quase zero de infecção hospitalar, o pequeno sangramento e a rápida recuperação do paciente, que pode retomar suas atividades em cerca de 10 dias.†O médico faz questão de agradecer pessoalmente ao diretor do hospital, Argemiro da Silva; ao Secretario Executivo da Saúde, Dr. Gastão Almada Neder, e a Secretaria de Estado da Saúde, Vanda Paiva, pelo empenho que tornou possÃvel a realização desses procedimentos.
O médico Valdir Francisco Odorizzi, responsável pelos trabalhos, conta com uma equipe multiprofissional composta o médico cirurgião, Dr. Celso Costa; o anestesista, Dr. Janio Neves; a enfermeira Raiany Alves das Chagas; o instrumentador André Quirino; as técnicas de enfermagem Josefa Monteiro, Oneide Ribeiro, Adriane Carvalho, Ivanete Ferreira, Maria da Conceição Leane Cristina, Raimunda Martins e Ronise das Merces.
Para a realização destes serviços, a direção do Hospital contou com o empenho da coordenação de enfermagem, do serviço de prontuários ao paciente e também do NEP – Núcleo de Educação Permanente e o PNH - PolÃtica Nacional de Humanização, entre outros setores.