CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
Programação se estende durante o mês de abril.
Na semana em que é celebrado o Dia do Índio, 19 de abril, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) unidade de Araguatins promoveu algumas atividades para fomentar o debate e a reflexão acerca da diversidade, direitos e conscientização da luta dos povos indígenas.
Na unidade de Araguatins, por meio do Núcleo de estudos afro-brasileiros e indígenas (Neabi), foram realizadas nos dias 17 e 19, o evento Abril Indígena, como o tema: "Indígenas do Brasil: lutas, conquistas e resistências". A programação contou com a Ciranda indígena: Vozes de um povo, durante o programa IFTO em Foco, na rádio Sucesso FM, com a participação especial dos indígenas Renato Yahe Kraho e Adriano Dias karajá. Já no dia 19, foi promovida uma mesa redonda transmitida pelo canal do youtube da diretoria de desenvolvimento educacional da unidade Araguatins.
Na ocasião, foram ministradas as palestras: "A Amazônia Pré-Colonial e os povos nativos" pelo professor Rodrigo Zottis, que é administrador da Página GeoPizza do Instagram e Podcast; e “Pós-colonialismo no Brasil: interlocuções pelo respeito às vozes indígenas” conduzida pelos professores: Francisco Edviges Albuquerque da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Laborátório de Línguas Indígenas (LALI) e Núcleo de Estudo e Pesquisa com Povos Indígenas/NEPPI UFT Campus Araguaína e Júlio Kamêr Ribeiro Apinajé da Escola Indígena Tekator na Aldeia Mariazinha.
Dando continuidade a programação virtual do Abril Indígena, no dia 28 será ministrada a palestra: “Demarcação de terras indígenas e a pandemia” pelos indígenas Sônia Guajajara e Júlio Kamer Ribeiro Apinajé, das 19h às 20h30, com a mediação do professor Pedro Franz. Mais informações no Portal do IFTO.