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14/12/2020 - 17h21m

TOCANTINS

Igeprev celebra importantes conquistas e oferece, aos segurados, atendimento diferenciado e de forma digital

Secom TO

Mais de 16,5 mil aposentados e pensionistas do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins foram beneficiados.

Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins celebra importantes conquistas e oferece, atendimento diferenciado e de forma digital

Para os mais de 16,5 mil aposentados e pensionistas do Instituto de Gestão Previdenciária do Estado do Tocantins (Igeprev-TO), o ano de 2020 foi sinalizado por importantes conquistas previdenciárias e tecnológicas.

Uma das conquistas foi a publicação da Medida Provisória (MP) n° 6, que trouxe ainda mais transparência e a garantia de uma melhor governança e fluidez dos trabalhos dos Conselhos de Administração e Fiscal do Instituto, ambos com uma composição paritária, além da criação do Comitê de Investimentos do Órgão.

A MP reduziu o número de conselheiros sem trazer prejuízos à gestão mais transparente dos Conselhos. De acordo com o presidente do Igeprev, Sharlles Fernando Bezerra Lima, a alteração segue o entendimento da legislação federal sobre o assunto e garante maior responsabilidade para os dirigentes, membros de conselhos e comitês, incluindo-os no rol de responsáveis diretos por qualquer infração, passando a responder civilmente pelos danos ou pelos prejuízos que causarem ao Instituto, por ação ou omissão.

É importante destacar que a redução da quantidade de membros não afeta o controle e a fiscalização da gestão do Regime Próprio de Previdência Social do Tocantins, pois mantém-se a paridade, ou seja, os mantenedores da previdência própria têm participação igual, inclusive no comando dos Conselhos de Administração e Fiscal, pois cada parte assume a presidência de um dos Conselhos”, enfatiza Sharlles Fernando Bezerra Lima.

Trata-se de um momento significativo para o Instituto e para o Estado”, lembra o presidente do Igeprev. “Os Conselhos de Administração e Fiscal têm um papel substancialmente importante e fundamental, para que seja feita uma boa gestão dos recursos do Instituto”, conclui.

Acordos e Repasses ao Igeprev

Essencial para que o Instituto mantenha o regime previdenciário em equilíbrio, outra importante conquista em 2020 foi o firmamento de Termos de Acordo de Parcelamento e Confissão de Débitos Previdenciários. O governador Mauro Carlesse firmou, com o Igeprev, dois Termos de Acordo de Parcelamento e Confissão de Débitos Previdenciários, no valor de mais de R$ 1 bilhão, que já estão sendo pagos em 200 parcelas. O parcelamento foi autorizado pelo Legislativo por meio da Lei n° 3.576/2019.

O presidente do Igeprev, Sharlles Fernando, explica que os acordos correspondem a dois planos distintos: Financeiro e Previdenciário, e que o repasse das contribuições é essencial para que o Instituto mantenha o regime previdenciário em pleno equilíbrio. “Hoje, em função do grande número de aposentados, que é crescente no Instituto, acaba consumindo as contribuições e ainda exigindo aportes para complementação dos recursos necessários. Com o compromisso assumido pelo Governo do Tocantins, certamente teremos um cenário melhor. É essencial que o Governo consiga manter, em dia, as contribuições dos servidores, para que o regime tenha equilíbrio e consiga pagar os benefícios já concedidos”, destaca o presidente.

Sobre os repasses ao Igeprev, Sharlles Fernando afirma que o Governo do Tocantins tem se esforçado para fazer os pagamentos que não foram realizados pelos governos anteriores. “Mesmo enfrentando muita dificuldade financeira, o Governo conseguiu, a partir de janeiro de 2019, repassar em dia a contribuição retida dos servidores e pagar grande parte dos atrasos anteriores a esta gestão”, complementa.

Implantação do Atendimento Previdenciário por Agendamento

Em razão da pandemia e por motivos de segurança à saúde de cada segurado e beneficiário do Igeprev, foi implantado, de forma permanente, o Atendimento Previdenciário por Agendamento.

Com a implantação do Atendimento por Agendamento, foi possível evitar a aglomeração de pessoas, preservando, dessa forma, a saúde e a segurança de segurados, aposentados e pensionistas do Instituto, proporcionando aos beneficiários mais comodidade, para resolver as demandas previdenciárias.

Solicitações de Aposentadoria por Tempo de Contribuição; Aposentadoria por Idade; Abono de Permanência; Pensão por Morte; Revisão em geral; Certidão de Tempo de Contribuição; Auxílio Funeral; Auxílio Natalidade; Coleta de informações para Posse; Inclusão ou exclusão de curador; Isenção de Imposto de Renda/Contribuição Previdenciária; Juntada de documentos; Reconsideração de Indeferimento; Recurso; Inclusão de dependente previdenciário ou para dedução do Imposto de Renda; Reversão de Aposentadoria e Desentranhamento de documentos são serviços oferecidos na modalidade por agendamento telefônico e de forma presencial.

Horário de Agendamento para Atendimentos Presenciais

Na sede do Igeprev em Palmas, o Atendimento Previdenciário por Agendamento é realizado exclusivamente das 8 às 13 horas, por meio dos números (63) 3218-3209 ou (63) 3218-7289. Os atendimentos presenciais são realizados das 8 às 12 horas. Importante destacar que não é realizado o atendimento presencial sem o agendamento prévio do beneficiário.

Já as solicitações de Adiantamento do 13°; Alteração de dados bancários; Alteração de dados cadastrais e funcionais; Atualização de média salarial; Certidão negativa/positiva de averbação e vinculação previdenciária; Contribuição facultativa; Cópia de processo/documento; Comprovante de rendimento (servidor falecido); Inclusão, exclusão ou revisão de Pensão Alimentícia; Prorrogação de Pensão por Morte – Universitário (Lei n° 72/89); Relatório de dependentes inscritos; Simulação de Tempo de Contribuição; Paralisação/sobrestamento de processo e Parcelamento de débito, estas podem ser enviadas via e-mails: [email protected] ou [email protected], devidamente assinadas conforme documento de identificação e digitalizadas, segundo orientações contidas no item Serviços ao segurado, localizado na aba esquerda do site do Instituto, devendo ser observados todos os documentos exigidos em checklist.

Por telefone, o beneficiário pode ainda solicitar serviços como: Criar/Alterar senha do Portal do Segurado; Resetar senha do sistema de gestão de consignados; Acompanhamento de processos, entre outras informações.

Nas unidades do É Pra Já em Araguaína e Gurupi, o horário de atendimento ao público segue as orientações da Secretaria de Estado da Administração (Secad), apenas por agendamento.

Com a implantação permanente do Atendimento Previdenciário Por Agendamento, podemos continuar garantindo uma prestação de serviços de maneira eficaz e segura”, ressalta o presidente do Instituto, Sharlles Fernando.

Realização da Prova de Vida, de forma remota e digital, por App

O Igeprev está disponibilizando um aplicativo que pode ser acessado de qualquer parte do mundo, para realizar a Prova de Vida

Com a finalidade de proporcionar ainda mais comodidade e segurança à saúde de seus segurados, o Igeprev disponibilizou o aplicativo MEU RPPS, que pode ser acessado de qualquer parte do mundo, para realização da Prova de Vida, dos mais de 16 mil aposentados e pensionistas do Instituto e militares da inatividade.

Pela primeira vez, e de forma digital, a Prova de Vida, essencial para evitar fraudes e pagamentos indevidos dos benefícios previdenciários, está sendo realizada até 31 de dezembro de 2020, por meio do aplicativo MEU RPPS.

A Prova de Vida tem como objetivo provar a existência física de aposentados e pensionistas do Instituto, com a finalidade de garantir os direitos previdenciários de cada segurado. O processo para realizar a Prova de Vida é simples e seguro. Assim, os beneficiários não vão precisar ir até a sede do Igeprev, podendo realizar o processo de qualquer local, a partir de um celular ou dispositivo móvel conectado à internet.

Vale lembrar que devem fazer a Prova de Vida todos os servidores públicos inativos e pensionistas vinculados ao Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Tocantins (RPPS), dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como do Ministério Público, do Tribunal de Contas, da Defensoria Pública e os Militares Reformados ou em Reserva Remunerada, além de Pensionistas Militares.

Com o aplicativo, é possível também consultar informações em tempo real, como: Contracheque; Meus Processos, onde o segurado tem acesso aos processos previdenciários; Comprovante de Rendimentos, Consignações, Fale Conosco, além do servidor ativo poder realizar simulações de aposentadoria e benefícios, entre outras funcionalidades. O aplicativo conta ainda com um recurso de Informativos, onde o beneficiário receberá notificações a respeito de seu benefício e mensagens informativas do Instituto.

É importante que todos os beneficiários do Instituto baixem o aplicativo e realizem a Prova de Vida até a data prevista de 31 de dezembro, e também estejam atentos a todas as informações disponíveis, não apenas no aplicativo MEU RPPS, mas também no site do Igeprev. Sem a realização da Prova de Vida, o segurado terá seu benefício suspenso, após o prazo estabelecido", lembra Sharlles Fernando.

Uma significativa conquista não apenas para o Igeprev, mas para todos os servidores ativos e inativos do Estado do Tocantins, que terão as informações e serviços previdenciários na palma da mão, com mais acessibilidade, conforto e segurança, especialmente quanto à Prova de Vida, que poderá ser feita de qualquer lugar do mundo, que tenha acesso à internet”, destacou.

Homenagem aos servidores - Campanha #Juntos&Conectados#

E como forma de agradecimento a todos os servidores que, nesse momento tão difícil ao longo de todo o ano, o Igeprev doou solidariedade, por meio da Campanha #Juntos&Conectados#.

O Instituto fez uma alusiva homenagem aos servidores do Instituto que continuaram trabalhando normalmente, para garantir os serviços previdenciários essenciais e os benefícios em dia, de todos os beneficiários, aposentados e pensionistas.

Mesmo diante da pandemia, o Igeprev seguiu trabalhando e orientando diariamente seus segurados, seja pelos canais digitais, mídias sociais, por telefone ou por meio do Atendimento Previdenciário Presencial por Agendamento.

A homenagem prestada aos servidores do Igeprev, na Campanha #Juntos&Conectados#, consistiu em uma Rede Solidária, com mensagens de incentivo de familiares dos próprios servidores, por meio de Cards postados no site do Instituto. Uma forma de agradecimento a todos os que nesse momento tão complexo, permaneceram doando solidariedade por meio do trabalho.

Muitas vezes longe de seus familiares e amigos, esses servidores também são exemplos de dever cumprido. A Campanha #Juntos&Conectados# é uma expressão de desvelo e estímulo, para os que também estão socializando através da força do trabalho e dos serviços prestados, a fraternidade e o cuidado com os que ajudaram a escrever a história do Tocantins”, salienta a servidora e idealizadora da Campanha, Morgana Taíse.

Com desejo de dias melhores, Sharlles Fernando pontua que “2020 foi um ano de significativas conquistas e grandes desafios. Momentos de enfrentamentos, mas, sobretudo, de ressignificações e de reconhecimento. Imbuído por um sentimento de gratidão, concluímos esses doze meses, com o mesmo zelo e o cuidado, diuturnamente, por cada servidor, segurado ou beneficiário, que busca cotidianamente orientações previdenciárias no Instituto”, finaliza.

Avanço nas ações do Pró-Gestão

E para fechar 2020 com boas notícias, o Igeprev buscou, ao longo do ano, implantar as melhores práticas de gestão, no avanço de algumas ações do Pró-Gestão, que segue firme rumo à certificação.

Para atingir a certificação em 2021, que é um processo de reconhecimento da excelência e das boas práticas de gestão, é necessário atender 21 ações exigidas através do manual do Pró-Gestão pela Secretaria da Previdência.

Apesar da pandemia, que dificultou um pouco o processo de desenvolvimento das ações exigidas em suas três dimensões (Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária), houve avanços significativos nas ações desenvolvidas pelo Instituto.

Dentre as ações, destacam-se: o mapeamento das atividades das áreas de atuação do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) (arrecadação, benefícios, compensação previdenciária, investimentos, tecnologia da informação e jurídica); manualização das atividades das áreas de Atuação do RPPS (arrecadação, benefícios, compensação previdenciária, investimentos, tecnologia da informação e jurídica); capacitação e certificação dos gestores e servidores das áreas de risco; estruturação de controle interno; política de segurança da informação; gestão e controle da base de dados cadastrais dos servidores públicos, aposentados e pensionistas; relatório de Governança corporativa e planejamento estratégico; código de Ética da instituição (revisão e capacitação de servidores, segurados e membros dos órgãos colegiados); políticas previdenciárias de saúde e segurança do servidor; política de Investimentos; implantação ouvidoria no Instituto; dentre outras importantes ações que, em 2021, certamente vão ser concretizadas no exercício mantenedor das boas práticas de gestão.

A implantação das boas práticas de gestão contribui para que não haja descontinuidade ou retrocessos na gestão previdenciária, o que significa ser um marco previdenciário na história do Igeprev e do Estado do Tocantins, na condução assertiva e transparente de uma gestão comprometida com os deveres e os direitos previdenciários de cada segurado e beneficiário do Instituto”, evidencia Sharlles Fernando, presidente do Igeprev.

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