EDUCAÇÃO
Nesta segunda-feira, 5, iniciam as competições do concurso nas regionais de Palmas e Paraíso do Tocantins.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) divulga na quinta-feira, 1º de junho, os campeões das etapas regionais de Gurupi e Tocantinópolis do II Dança Tocantins das Escolas Estaduais, nas categorias Solo, Grupo e Estudantes com Deficiência/TEA/Doenças Raras. Nesta segunda-feira, 5, começam as competições das regionais de Palmas e Paraíso do Tocantins, até sábado, 10.
Os vídeos das apresentações dos inscritos serão lançados, por meio de duelos, no Instagram do Dança Tocantins para votação popular, até que seja definido o vencedor da Regional. https://instagram.com/danca.tocantins?igshid=MzRlODBiNWFlZA== Além das duas regionais, Gurupi e Tocantinópolis, o concurso já definiu os campeões das Diretorias Regionais de Educação (DREs) de Guaraí e Porto Nacional.
O projeto visa fomentar a prática da dança entre os jovens, além de resgatar os projetos artísticos culturais nas unidades escolares do Tocantins. Os primeiros colocados regionais receberão um troféu simbolizando o primeiro lugar da etapa e a classificação para a fase estadual, onde serão avaliados por uma comissão de jurados.
DRE Tocantinópolis
Da Regional de Tocantinópolis, a classificação ficou assim: com 1.029 votos, o aluno Kelvis Lima da Silva, do Colégio Estadual Dulce Coelho de Sousa, de Angico, é o campeão na categoria Estudantes com Deficiência/TEA/Doenças Raras. Na categoria Solo, Ana Cecilia Castro Melo, do Centro de Ensino Médio Girassol de Tempo Integral Darcy Marinho, de Tocantinópolis, é a campeã com 1.022 votos. A escola também foi campeã na categoria Grupo, com os alunos Werlen Saraiva Dias, Roberta Brandão Santos e Manoela Fernandes de Araújo - Grupo Let´s Dance, com 971 votos.
Os campeões da DRE de Tocantinópolis são os quartos classificados para a Etapa Estadual do II Dança Tocantins das Escolas Estaduais.
Gurupi
Na disputa da etapa da DRE de Gurupi, a campeã na categoria Estudantes com Deficiência/TEA/Doenças Raras, foi a estudante Maria Luiza Rodrigues de Oliveira, do Colégio Estadual Porto Rio Maranhão, de São Salvador do Tocantins.
O Colégio Militar do Tocantins (CMTO) Presidente Costa e Silva, de Gurupi, foi campeão em duas categorias: solo, com Eduarda Gomes Martins Lopes, que teve 992 votos, e Grupo, com as estudantes Sarah Alves Santos, Ayara Tanaka Benevides, Aymi Tanaka Benevides e Millena Rodrigues de Carvalho, recebendo 1.026 votos.
Formado em licenciatura em artes cênicas, o professor de Artes do CMTO Presidente Costa e Silva, Eberson Gomes dos Santos, é o responsável pelas coreografias e ensaios dos alunos campeões. Ele explicou que a linguagem da dança faz parte do conteúdo, e já pensando no Dança, começou a montar e trabalhar coreografias. “Ensaiamos nos contra turnos e/ou no final da tarde, duas a três vezes por semana”.
Eberson Gomes dos Santos disse que o colégio participou da primeira edição do dança, com uma categoria, ficando em segundo lugar na fase estadual. “A gente ficou muito feliz com o segundo lugar, mas com a sensação de que poderíamos ter conseguido o primeiro lugar, se tivéssemos nos esforçado um pouquinho mais, com a experiência, esse ano a gente vai surpreender. Apresentaremos coreografias, sentimentos através dos movimentos, para surpreender tanto o público quanto os jurados, e como será realizada em Gurupi, estaremos com muita força e bastante motivados para conseguir esse primeiro lugar”, prometeu o professor.
Inscrições
Na próxima quarta-feira, 7, encerram as inscrições das DREs de Arraias, Araguaína, Colinas do Tocantins, Miracema do Tocantins e Pedro Afonso. Para participarem, as escolas deverão enviar e-mail da organização para [email protected], um vídeo, de até um minuto, sem edição, com uma apresentação de dança do estudante ou grupo, formulário de inscrição preenchido e toda a documentação exigida no edital, como: autorização dos pais ou responsável, quando menor de idade; termo de autorização de uso de imagem e voz; e uma foto digital.