LETRAS E PEDAGOGIA
Evento acontece no dia 09 de agosto pelo canal da Proex/Unitins no YouTube. Inscrições podem ser feitas pelo Sistemas de Eventos a partir do dia 26.
Os cursos de Letras e Pedagogia do Câmpus Araguatins da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) promoverão no dia 09 de agosto, a partir das 19h, a aula magna com o tema “Impactos da pandemia na educação: perspectivas locais diante de um problema global”, marcando o início das atividades do semestre letivo 2021/2. O evento será transmitido pelo canal da Proex/Unitins no YouTube. As inscrições poderão ser feitas pelo Sistemas de Eventos da Unitins no período de 26 de julho a 09 de agosto.
Segundo os organizadores, a aula magna tem como objetivo discutir os impactos da pandemia na Educação, frisando 13 consequências geradas pelo fechamento das escolas, baseado nos dados da Unesco, em nível global e, ainda, alertar os participantes sobre os desafios enfrentados na Educação pela comunidade local durante a pandemia e identificar os problemas locais em consonância e em dissonância com os problemas globais durante o ensino remoto.
O professor Victor Fernandes, coordenador do curso de Letras/Câmpus Araguatins, defende que a aula magna, pelo tema instigante que traz, pode promover a integração da comunidade acadêmica com as discussões que, segundo ele, englobam os impactos na Educação ocasionados durante a pandemia da Covid-19. “Diante do cenário mundial, as escolas tiveram que se reinventar com práticas de ensino remoto. Inúmeras unidades escolares paralisaram suas aulas por falta de recursos tecnológicos e, com o agravamento da pandemia, crianças, adolescentes e adultos passaram a conviver muito mais tempos juntos, gerando uma série de consequências“, ressalta o professor, explicando que são essas consequências apontadas pela Unesco que serão debatidas no evento.
A professora Aquenubia Gonçalves, coordenadora do curso de Pedagogia/Câmpus Araguatins, complementa que a aula magna foi pensada para compartilhar experiências vivenciadas no município de Araguatins em tempo de pandemia pelos futuros professores e profissionais da área da Educação. Ela avalia que a discussão contribuirá, principalmente, com a percepção dos alunos dos cursos de formação de professores. “Acredito que o evento servirá para que compreendam e possam pensar na reorganização das práticas a serem aplicadas, uma vez que a Educação pós-pandemia jamais será igual. Muitos ajustes fazem-se necessários para se atingir o ideal”, recomenda.
A coordenadora observa que as crises ensinam a todos que estão dispostos ao novo. “Espero, sinceramente, que o momento possa contribuir para se pensar que depois da pandemia a educação possa voltar melhor e ainda forte”, sintetiza.