Nesta segunda-feira, 13, equipe técnica formada por servidores do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos HÃdricos (Semarh) se deslocou para percorrer municÃpios, onde será implantado o Protocolo do Fogo.
O encontro com lÃderes das respectivas comunidades é realizado para elaboração da proposta do Plano de Ações dos municÃpios. O documento resultado da reunião é necessário para a formalização e assinatura do Termo de Compromisso do Protocolo.
A educadora ambiental do Naturatins, Nelma de Souza Mota, informou que a visita será iniciada nos municÃpios de Cachoeirinha, Aparecida do Rio Negro e Chapada da Natividade. "Esse são alguns dos municÃpios que integram a agenda de implantação", afirmou.
Capacitação
Nos dias 9 e 10 deste mês, secretários municipais de Meio Ambiente e técnicos receberam capacitação metodológica sobre a formalização dos procedimentos para renovação do Protocolo do Fogo, realizada na sala de reuniões da Semarh.
De acordo com analista em Desenvolvimento Social do Naturatins, Maria Alice dos Santos Reis, "a previsão é que até o mês de agosto deste ano, os municÃpios capacitados assinem a renovação do Termo de Compromisso", comentou.
Nessa etapa da capacitação, 13 municÃpios participaram do curso, entre eles, Juarina, Bernardo Sayão, Porto Nacional, Lajeado, Couto Magalhães, Paranã, Formoso do Araguaia, Ponte Alta do Bom Jesus, Ananás, Rio da Conceição, Lizarda, Cariri e Angico, totalizando 25 representantes municipais.