O inÃcio das obras para a construção da Delegacia Cidadã de PolÃcia de Civil, em Araguatins, foi autorizado nesta quinta-feira, pela Caixa Econômica Federal. A obra será realizada com recursos do convênio nº 778794/2012, da Secretaria Nacional de Segurança e Ministério da Justiça, no valor R$ 667.886,18 - oriundo de emenda parlamentar do senador Vicentinho Alves. A delegacia apresenta um modelo diferenciado, para se tornar referência em qualidade de atendimento ao cidadão.
O novo prédio será a sede da 10ª Delegacia Regional de PolÃcia, que é composta por 14 municÃpios da região do Bico do Papagaio e atualmente funciona em um prédio alugado em Araguatins. A construção do novo espaço, além de garantir uma estrutura moderna, que será reaparelhada, seguirá os moldes do Programa Delegacia Legal, do Rio de Janeiro.
A Unidade é um modelo de delegacia que prevê uma série de modificações como, por exemplo, a entrada dos presos por uma porta lateral, evitando dessa forma eventuais contatos [de criminosos] com as vÃtimas que ali estejam para fazer o reconhecimento.
Para o secretário de Estado da Segurança Pública, José Eliú de Andrada Jurubeba, a nova delegacia vai garantir um atendimento mais eficaz à população. “Nossa meta é fortalecer a segurança garantindo melhorias na estruturação das delegacias e criação de complexos da PolÃcia Civil, †reforçou o secretário.
A escolha da 10ª Região para a construção desta unidade se deve à proximidade com outros Estados, como o Maranhão e Pará, fator que atrai criminosos a praticar ilÃcitos na região, devido à grande quantidade de rotas de fuga, principalmente pelos rios Araguaia e Tocantins.