Facebook
01/10/2013 - 19h13m

Inaugurado novo Fórum de Filadélfia

Redação

A Presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, Desembargadora Ângela Prudente, inaugurou nesta segunda-feira (30/08) a nova sede do Fórum da Comarca de Filadélfia. O novo prédio foi entregue à comunidade filadelfiense pela Presidente e pelo diretor do Fórum, juiz Fabiano Ribeiro. A obra é decorrente da recomposição de danos por parte do Consórcio Estreito Energia (Ceste) ao Poder Judiciário, uma vez que o antigo prédio fora afetado pelo lago da UHE/Estreito.

Solenidade

A inauguração foi prestigiada por diversas autoridades estaduais e municipais, servidores da Comarca e comunidade local. Após a execução do hino nacional brasileiro, pela banda da Polícia Militar do 2º BPM de Araguaína, houve o corte da fita de inauguração e o descerramento da placa.

Compuseram o dispositivo de honra, ao lado da presidente e do diretor do Foro, o secretário de Relações Institucionais Eduardo Siqueira Campos, representando o governador Jose Wilson Siqueira Campos; o prefeito municipal, Edenilson da silva e Sousa; o deputado estadual, José Bonifácio; o presidente da Câmara Municipal, vereador Manoel Antônio Bento Sobreira; o promotor de justiça da Comarca, Tarso Riso Oliveira Ribeiro; o defensor público da Comarca, Uthant Vandré Moreira Lima, representando o defensor público geral do Estado, Marlon Costa Luz Amorin; o presidente da OAB/TO, Epitácio Brandão; o juiz membro do TRE/TO, João Olinto Garcia de Oliveira, representando a presidente do TRE/TO, desembargadora Jacqueline Adorno; o gerente local do Consórcio Estreito Energia (Ceste), João Resek Júnior e o diretor da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto), juiz José Eustáquio de Melo Júnior, na ocasião representando o presidente juiz Helvécio de Brito Maia Neto.

Em seu discurso, o Diretor do Foro, juiz Fabiano Ribeiro, afirmou que o Fórum pertence a todos, não somente ao Judiciário. “Antigamente as pessoas que precisavam dos serviços não tinham nem mesmo uma sala adequada para aguardar, não tínhamos estrutura para atender à população. Com as novas instalações a realidade é outra. Quero lembrar aqui e fazer uma referência ao empresário Pedro Iran Pereira do Espírito Santo que muito contribuiu na edificação do antigo Fórum da Comarca. Agradeço a minha equipe de servidores, que se empenha cada vez mais para um Judiciário eficiente. Agradeço também a desembargadora Ângela Prudente, que honrou o compromisso assumido com a 1ª instância”, ressaltou.

A servidora com mais tempo de serviço prestado à Comarca, Maria Iolene Bezerra de Oliveira, ao fazer uso da palavra afirmou: “Estou aqui desde 1983 e agora passo por uma nova experiência. É como nascer de novo. O ambiente é muito mais aconchegante. Estamos todos muitos satisfeitos”. A servidora finalizou com uma poesia citando os colegas de trabalho.

Para o diretor da Associação dos Magistrados do Estado do Tocantins (Asmeto), “as novas instalações vão otimizar o trabalho nesta Casa de Justiça”. O gerente local do Consórcio Estreito Energia (Ceste), João Resek Júnior, enfatizou que “o novo Fórum tem nível de excelência na construção e vai trazer melhores condições de trabalho aos servidores, além de aprimorar o atendimento à população.”

O juiz membro do TRE/TO, João Olinto Garcia de Oliveira disse que “o Poder Judiciário está de parabéns por esta conquista e a comunidade deve se orgulhar”. O presidente da OAB/TO, Epitácio Brandão elogiou as instalações. “A OAB se sente honrada por participar deste momento tão importante e agradeço ao Poder Judiciário pelo excelente espaço destinado a Ordem dos Advogados do Brasil”. O promotor de justiça da Comarca, Tarso Riso Oliveira Ribeiro também agradeceu a sala destinada ao MPE. “Tenho certeza que a população ficará muito satisfeita com atendimento e o serviço prestado aqui”.

O deputado estadual José Bonifácio aproveitou o momento para relembrar fatos históricos e as dificuldades enfrentadas pelos moradores da região. “Hoje quando olhamos para uma obra deste porte, podemos comparar e perceber o quanto progredimos.”

O secretário de Relações Institucionais, Eduardo Siqueira Campos, elogiou a gestão da desembargadora Ângela Prudente. “É necessário reconhecer o trabalho da presidente do Tribunal de Justiça que mesmo com dificuldades orçamentárias vem concluindo obras importantes e realizando tantas outras ações em prol de melhorias à Justiça, especialmente a de 1º grau”.

Ao fazer uso da palavra, a presidente afirmou que “as novas instalações da sede da Comarca, além de proporcionar um melhor atendimento aos cidadãos de Filadélfia, Babaçulândia e Palmeirante, trazem maior organização administrativa e servirão de incentivo à população para buscar os sagrados direitos que lhes são assegurados pela nossa Carta Maior”. A presidente aproveitou para fazer um importante anuncio: “Tenho o imenso prazer de anunciar oficialmente mais uma conquista para o Poder Judiciário e para o Estado do Tocantins: a tão sonhada construção do Fórum da Comarca de Araguaína, cujo edital de licitação foi publicado no último final de semana. Obra que será realizada graças a uma grande conjugação de esforços entre os Poderes Judiciário e Executivo”.

Outras autoridades presentes

Também estiveram presentes a juíza da Comarca de Araguaína, Umbelina Lopes Pereira; a diretora do Fórum da Comarca de Araguaina, Julianne Freire Marques; o juiz aposentado que atuou na Comarca de Filadélfia, Edson Paulo Lins; o Prefeito de Babaçulandia, Franciel de Brito Gomes, o vereador de Palmeirante Edmo Lopes dos Santos e diretores do Tribunal de Justiça.

Homenagens e benção

No final da solenidade a desembargadora Ângela Prudente entregou duas placas de homenagens em reconhecimento ao empenho e dedicação. Uma para o diretor do Foro, juiz Fabiano Ribeiro, e outra para homenagear os servidores da Comarca, entregue à servidora Maria Iolene Bezerra de Oliveira. O Pastor Manoel Brito abençoou as novas instalações. Em seguida todos os presentes visitaram as dependências do prédio.

Estrutura do novo Fórum

O novo Fórum de Filadélfia traz uma estrutura moderna para auxiliar o juiz titular da Comarca e os servidores a atenderem, com excelência, todos aqueles que precisam dos serviços do Poder Judiciário. A área de 2.137,58 m2 abriga o prédio de 772,33 m2, um Tribunal do Júri com capacidade para 79 lugares, estacionamento e garagem privativa para o magistrado. Também há estrutura administrativa completa para os cartórios de Distribuição, Civil e Criminal, além da OAB e MPE.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS