O ano de 2012 foi marcado por ações direcionadas a melhorar a logÃstica do Tocantins de modo que a os fluxos de produtos possam ser facilitados para as empresas locais, gerando menores custos. A publicação, no último dia 20, do edital de licitação para a construção do TECA – Terminal de LogÃstica de Cargas do Aeroporto de Palmas, pelo Diário Oficial da União, fechou com louvor os projetos relacionados à logÃstica do Tocantins nesse ano.
Segundo o secretário da Indústria e do Comércio, Paulo Massuia, o novo terminal alfandegado facilitará a exportação e a importação de insumos e produtos, conferindo melhores condições de competitividade à s empresas e também a possibilidade de atração de novos empreendimentos. “Vários produtores, inclusive da Bahia, já entraram em contato conosco para falar sobre as vantagens, em termos de custos e agilidade, de poder exportar direto do aeroporto de Palmas. Conquistar esses investidores vai gerar uma movimentação muito grande de renda dentro do Estadoâ€, lembrou.
Entre os principais investimentos realizados no setor em 2012 está a construção de um porto na cidade de Praia Norte, extremo norte do Estado. O projeto é de um grupo alemão que apostou na implantação de um porto à s margens do rio Tocantins. O Ecoporto Praia Norte vai diminuir o tempo do translado de produtos da região norte do paÃs até o sul e o sudeste. O local vai contar ainda com um entreposto fiscal para atender a produção da Zona Franca de Manaus o que deve gerar uma redução de custos para as empresas.
O acordo entre os dois estados já foi assinado. Entre as vantagens para o Tocantins, está o lucro com serviços e a movimentação financeira que o porto vai gerar na região. A empresa investidora já tem a licença para implantação e as obras devem começar em breve. A previsão é de que já no primeiro semestre de 2013 seja realizada a navegação piloto desde Manaus/AM à Praia Norte/TO.
Rodovias e ferrovia
Com quase sete mil quilômetros de rodovias pavimentadas, o Tocantins possui a 6ª maior malha asfáltica do paÃs. Isso sem contar a ferrovia Norte Sul que á está em operação em quase todo o trecho que corta o Estado. Só nesse ano, quase um milhão de toneladas de grãos foram transportadas, pela ferrovia, a partir da plataforma de Colinas, Tocantins. Grande parte desses grãos é levada para o Porto de Itaqui, no Maranhão.
Pouco mais de 700 quilômetros, que correspondem ao trecho da FNS entre Palmas e Açailândia/MA, já estão concluÃdos e em pleno funcionamento. Com relação ao trecho entre Palmas e Anápolis/GO, a previsão é de que os quase 860 quilômetros de ferrovia sejam concluÃdos em 2013 e facilitem ainda mais o transbordo da produção entre norte e sul do paÃs.