Facebook
08/04/2021 - 16h51m

REDE ESTADUAL

Iniciativa de professora de Augustinópolis será apresentada em seminário da Editora Moderna

Redação

Cleane Sales é professora concursada da rede estadual de ensino desde 2010. Atua no momento na Escola Estadual Fazenda Dezesseis, e vai compartilhar sua experiência com uma turma do 5º ano do ensino fundamental.

A professora da Escola Estadual Fazenda Dezesseis, Cleane Sales, atuando em sala de aula, antes do início da pandemia da Covid-19

As práticas da professora Cleane Sales, da Escola Estadual Fazenda Dezesseis, do povoado km 16, em Augustinópolis, serão compartilhadas, nesta sexta-feira, 9, a partir das 15h, no Seminário Moderna – Aprova Brasil 2021. Cleane irá compartilhar sua experiência exitosa com o ensino remoto para o 5º ano do ensino fundamental, com a utilização do material didático e atividades do Aprova Brasil – Tocantins, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), em parceria com a editora.

O Tocantins aderiu ao projeto Aprova Brasil da Editora Moderna no segundo semestre de 2020, quando realizou o ‘Seminário de Implantação do Aprova Brasil-Tocantins’.  A implantação do projeto, direcionado a estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, teve como objetivo articular estudantes, professores e gestores em prol do desenvolvimento da competência leitora e da competência matemática, por meio de uma série de recursos integrados e da aplicação de simulados bimestrais.

A iniciativa

Durante o ano letivo, com o início das atividades não presenciais, a professora encontrou nas gravações de pequenas videoaulas o caminho para continuar mantendo o contato com os estudantes e para orientá-los na realização das atividades dos roteiros de estudos que integravam o conteúdo dos livros didáticos e do material de apoio do Aprova Brasil Tocantins. “Estamos em um povoado, na zona rural, em que a maioria dos nossos alunos moram em Projetos de Assentamento e não têm um bom acesso à internet”, contou Cleane Sales.

A professora explicou que nesse período as famílias também foram importantes parceiros. “Conseguimos manter o contato com os estudantes, especialmente tendo os pais como nossos intermediários. Quinzenalmente, na rota do transporte escolar, como acontecia em toda a rede, os roteiros eram entregues pela equipe da escola, aí eu elencava os pontos que mereciam atenção e gravava os vídeos com as orientações, utilizando apresentações de Powerpoint, e encaminhava no número dos pais”, apontou.  
 
O Seminário Moderna – Aprova Brasil 2021 será transmitido no canal do YouTube Soluções Moderna.  “Até hoje não caiu a ficha de que eu fui convidada para participar do seminário. Para mim o que eu estava fazendo era algo simples, corriqueiro, era uma prática normal. Era o caminho que eu havia encontrado para manter o contato com os estudantes e continuar promovendo um processo de ensino e aprendizagem que pudesse dar resultado”, contou a professora Cleane Sales.

Além da gravação dos vídeos, a professora recebia fotografias com as atividades resolvidas e encaminhava orientações referentes aos pontos que o estudante deveria fazer as devidas correções. “Eu não tinha parado para pensar que o meu trabalho estava fazendo a diferença. Fiquei maravilhada, encantada. Para mim esse convite é um incentivo a apostarmos no uso das ferramentas que temos ao nosso alcance e que podem agregar valor na aprendizagem dos alunos”, comemorou.

A professora

Cearense, da cidade de Parambu, Cleane Sales, 46 anos, chegou ao Tocantins há 15 anos. Ela escolheu a região do Bico do Papagaio para fixar sua residência. Em 2009 concluiu sua graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em Araguatins, e em 2010 se tornou professora concursada da rede estadual de ensino, tendo atuado por um ano e meio na unidade de ensino conveniada do Estado - Escola Evangélica Daniel Bergue, em Araguatins.

O seu ingresso na educação aconteceu naturalmente, ainda jovem fez o curso de magistério - formação de nível médio que prepara o aluno para ser professor de séries iniciais — da Educação Infantil ao 5º ano do ensino fundamental.  Logo na sequência vivenciou as suas primeiras experiências em sala de aula. “A educação é minha vida, é o que eu sei fazer. O que eu mais gosto de fazer é aprender e ensinar. Amo ser professora”, ressaltou.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS