METEOROLOGIA
Alerta laranja, que significa perigo, abrange cidades do Bico do Papagaio; a possibilidade é de volumes pluviométricos que variam de de 50 a 100 mm por dia.
Dois alertas de chuvas intensas foram emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o Tocantins. O alerta que prevê chuvas mais fortes é o laranja, que significa perigo e cobre o Bico do Papagaio, incluindo cidades da região norte.
O alerta laranja segue até às 10h deste sábado (13) e prevê chuvas que podem variar de 50 a 100 mm por dia. Há risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios.
Todas as cidades do Bico do Papagaio, podem registrar esses volumes pluviométricos maiores, incluindo Araguaína e Xambioá.
O outro alerta é o amarelo, que significa perigo potencial, e deve atingir todas a outras regiões do estado: Jalapão, sudeste, sul, oeste e centro tocantinense.
A previsão para municípios dessas regiões é de chuva com até 50 mm por dia e ventos intensos, que podem variar de 40 a 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Municípios, como Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Miracema, Gurupi e Dianópolis estão cobertos por esse alerta.