No intuito de desenvolver a aprendizagem e o uso da LÃngua Brasileira de Sinais (Libras), o Campus Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), oferecerá um curso gratuito de Libras para seus servidores, alunos e comunidade em geral.
O curso será modular, com carga horária de 360h, suas inscrições terão inÃcio na segunda-feira, 23, e seguem até de 06 de junho, na Coordenação de Diversidade, localizada no prédio dos cursos superiores, 8h à s 11h, das 14 à s 17h. Sendo pré-requisito para inscrição ter o ensino fundamental completo. No ato da inscrição o candidato deve apresentar cópia do RG, CPF e uma foto 3x4.
Serão disponibilizadas 50 (quarenta) vagas, sendo 5 (cinco) para alunos do médio integrado, 5 (cinco) para acadêmicos dos cursos superiores, 10 (dez) para técnicos administrativos, 10 (dez) para professores e 20 (quinze) para o público externo.
O curso é resultante do projeto de extensão “Identidade e Cultura Surda†elaborada pelo Núcleo de Atendimento à s Pessoas com Necessidades EspecÃficas (Napne), do Campus Araguatins, que faz parte da Coordenação de Diversidade.
O Núcleo foi criado em atendimento ao decreto 7.611/2011, mas suas atividades vão além do atendimento especializado aos discentes, a atuação do NAPNE pauta-se na articulação entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, tendo como objetivos contribuir na implementação de polÃticas de acesso, permanência e conclusão com êxito dos alunos com necessidades especÃficas e atender esses alunos bem como aos seus professores.
De acordo com o coordenador do Napne do Campus Araguatins, William Jhone Ferreira,o curso por sua vez vai dar ênfase a tradução, interpretação, expressão, cultura e identidade surda, fazendo com que os alunos possam conhecer um pouco mais sobre a cultura surda e suas especificidades, bem como desenvolver atividades práticas de LÃngua Brasileira de Sinais, para que os alunos do curso sejam capazes de desempenhar seu papel na sociedade como indivÃduos conscientes do desenvolvimento social.