Para promover o debate sobre a regulamentação de medidores de efluentes o Ipem-TO - Instituto de Pesos e Medidas do Tocantins convidou órgãos e setores especÃficos para participar do Painel Setorial sobre Medição de Efluentes. O evento será através de videoconferência realizada nesta quarta-feira, 31, das 9 à s 16 horas, na sede do órgão.
O Painel, idealizado pelo Inmetro, será realizado no Auditório do Centro Operacional, em Xerém –RJ, e contará com a participação do presidente do Instituto, João da Jornada.
Também devem participar representantes da Assemae - Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento , da UFG - Universidade Federal de Goiás e da Sabesp - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo .
O presidente do Ipem-TO, Parrião Júnior, detalhou as intenções do Painel. “Nosso objetivo é propiciar e avaliar, por meio, deste evento a demanda que temos por parte das associações e da prefeitura para a regulamentação e medição de efluentes, e os possÃveis impactos ao meio ambienteâ€, destacou ele.
Efluentes são produtos lÃquidos produzidos por indústrias ou resultantes dos esgotos domésticos urbanos, que são lançados no meio ambiente. Entre os principais temas em debate estão a necessidade da análise quantitativa e qualitativa de efluentes, as consequências do lançamento indevido e os principais aspectos e desafios do saneamento no Brasil.