OLP
Um aluno de Itaguatins já está de malas prontas para participar em São Paulo, (SP), da etapa regional da Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa (OLP) Escrevendo o Futuro. Ele foi classificado na categoria Artigo de Opinião e, durante três dias, de 25 a 27 de outubro, ele participará de oficinas de formação, palestras e passeios culturais.
De Itaguatins, o estudante Mateus de Souza Miranda, do Colégio Estadual Olavo Bilac, foi classificado com o artigo ‘Para onde vai o lixo de Itaguatins?’ e estará acompanhado pela professora Rosália Conceição dos Santos Pereira.
A Olimpíada de Língua Portuguesa selecionou 500 alunos, sendo 125 em cada uma das categorias que são: artigo de opinião, crônicas, memórias literárias e poema. A Olimpíada é um concurso de produção de textos destinado a alunos de escolas públicas, que cursam do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. É uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
Experiência enriquecedora
A educadora Roseli Bitzcof de Moura, da Comissão Estadual da Olimpíada do Tocantins, comentou a aprendizagem que todos adquirem participando de todo o processo. “Para quem participa da etapa regional, tem a oportunidade de ampliar a visão de mundo, de ver outros interesses, da troca de experiências e destaco a própria aprendizagem sobre o gênero literário que eles escolheram”, frisou.