TO GRADUADO
Evento contou com a participação da prefeita de Itaguatins, Maria Ivoneide, como palestrante.
O curso de Tecnologia em Gestão Pública do Projeto de Interiorização Universitária Tecnológica – TO Graduado, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), promoveu no último dia 28, debate virtual sobre “Empreendedorismo Feminino no Setor Público”. O evento contou com a participação da prefeita de Itaguatins, Maria Invoneide, como palestrante. A realização foi do Projeto de Extensão "Vem que a Gente Explica", desenvolvido no âmbito da disciplina de Inovação e Empreendedorismo Governamental, ministrada pela professora Maria Joaquina, que fez a mediação.
Em sua explanação, a prefeita Maria Ivoneide compartilhou suas experiências à frente do Executivo Municipal, ressaltando os desafios e oportunidades nessa esfera do poder ocupado majoritariamente por homens. Ivoneide destacou a importância da presença da mulher nesses espaços e deu dicas importantes sobre como elas podem obter sucesso no desempenho de cargos públicos. Após a exposição, abriu-se o debate que contemplou questões levantadas pelos participantes.
Durante o debate foram abordados temas como políticas públicas de incentivo ao empreendedorismo feminino, estratégias para superar os desafios enfrentados pelas mulheres empreendedoras e relatos de experiências dos participantes. No encerramento, os organizadores apresentam um resumo das principais discussões e conclusões, como registro de evidências.
“O evento de empreendedorismo com foco no feminismo no setor público, recebeu a prefeita de Itaguatins, Maria Ivoneide, que em sua fala, demonstrou os avanços alcançados pelo município durante a sua gestão. Um evento de grande importância, principalmente em comemoração ao mês da mulher, a qual foi desenvolvido com maestria e muito zelo”, declarou professor José Fernando Bezerra, coordenador do curso de Tecnologia em Gestão Pública, ao fazer uma avaliação do debate.
Para a professora Maria Joaquina, o evento foi bastante inspirador, evidenciando o papel das mulheres na gestão pública. “Durante o evento, a prefeita Ivoneide compartilhou seu desafio pessoal: equilibrar as responsabilidades da gestão com os papéis de mãe, dona de casa e esposa. Creio que seja o desafio de todas nós e foi bastante acolhedor sua fala sobre como esses obstáculos podem ser superados. Foi um aprendizado sobre a resiliência feminina e sobre a importância de promover igualdade de oportunidades em todas as esferas da sociedade”.
Maria Joaquina explica que o projeto segue várias etapas. Em março, foram aplicadas pesquisas com a comunidade externa com o objetivo de levantar as principais demandas de informações acerca da inovação e empreendedorismo. “Em abril os alunos irão produzir materiais informativos em atendimento às demandas levantados. Os posts serão disponibilizados em uma página no Instagram específica para o projeto. Em maio a página estará completa e faremos ações de engajamento e enquetes junto aos seguidores para avaliação dos nossos resultados”, revela a professora.
O evento foi transmitido via Google Meet e contou com a participação de 240 pessoas, incluindo acadêmicos, professores, empreendedores e membros da comunidade externa.