TRANSPARÊNCIA EM FOCO
Ações seguem até o dia 9 de agosto em todas as regiões do Estado, promovendo a participação ativa da sociedade tocantinense.
Tão importante quanto conquistar o objetivo num pleito eleitoral é atentar para uma prestação de contas realizada pela candidata ou candidato e partidos políticos, da arrecadação e dos gastos de campanha. Nesse sentido, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) leva informações aos envolvidos no processo eleitoral por meio do Programa Transparência em Foco - Eleições 2024, realizado, desta vez, em Itaguatins, na última terça-feira, 23, com o apoio da 11ª Zona Eleitoral.
Com auditório do Fórum da Comarca de Itaguatins lotado, o TRE-TO expôs informações sobre a segurança do Sistema Eleitoral Brasileiro, do Cadastro Eleitoral e sobre a Prestação de Contas Eleitorais.
O juiz eleitoral da 11ª ZE, Jefferson David Asevedo Ramos abriu o evento e destacou a presença da sociedade na ação. “Já realizamos ações como essa no passado e percebemos um grande aumento no interesse e na participação popular desta vez. Isto é fundamental para o processo eleitoral. A participação ativa do eleitor aumenta a segurança do processo e, com isso, mais conhecimento do processo eleitoral e maior combate às fake-news. Precisamos todos combater a desinformação e promover o fortalecimento da democracia”, enfatizou o magistrado.
Prestação de Contas
Contadores presentes no evento avaliaram como de grande importância a iniciativa do TRE-TO em proporcionar estes momentos de informação e esclarecimentos de dúvidas, principalmente em relação à prestação de contas eleitorais, área em que vão atuar.
Silane Rocha é contadora no município de Axixá do Tocantins afirmou que a ação do TRE-TO trouxe atualizações importantes sobre a prestação de contas. “Foi muito bom e positivo para nós da área, que trabalhamos atuando com os candidatos diretamente, que informamos aos candidatos o que eles podem fazer e o que não podem fazer no período de campanha. Tivemos aqui atualizações importantes acerca da Legislação Eleitoral, então tudo que foi falado nesta ação do Transparência em Foco vem enriquecer nossos conhecimentos e permitir que tenhamos êxito nos trabalhos que vamos prestar aos candidatos e partidos políticos”, ressaltou.
De acordo com Amaurilio Cândido de Oliveira, contador do município de Augustinópolis e região, a ação do TRE-TO gera uma maior aproximação entre os envolvidos com as eleições. “Além de nos trazer importantes questões, o TRE está proporcionando uma aproximação. Quebra um pouco esse paradigma entre Justiça e os candidatos e a questão dos eleitores. Tira dúvidas, traz também esclarecimentos do que pode e do que não pode, e isso reflete diretamente na qualidade do nosso trabalho”, garantiu Amaurilio Cândido.