Facebook
12/11/2015 - 10h48m

IX Semana da Consciência Negra segue até dia 14, na UFT de Tocantinópolis

Ascom Prefeitura de Tocantinópolis

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (11), na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Câmpus de Tocantinópolis, a IX Semana da Consciência Negra (Secone), organizada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares da África e dos Afro-Brasileiros da UFT (NEAF).

A programação que segue até sábado (14), e contará com debates sobre as questões étnico raciais, preconceitos, tradições, além de oficinas, minicursos e uma sessão no cineclube seguida de debate sobre o filme.

A secretária de Administração da Prefeitura de Tocantinópolis, Cristiane de Oliveira Rosa, que também é integrante do NEAF, esteve participando da solenidade de abertura do evento e disse que o mesmo visa a integrar as discussões sobre as questões étnico-raciais. “O Secone integra uma semana de ações e discussões direcionadas às questões étnico-raciais que visa à comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, o evento assim como os demais, movimenta todo o Câmpus da UFT”, destacou.

Na abertura, houve uma palestra sobre “Relações Raciais na Educação: um olhar para a criança negra”, sob conferência da Prof.ª Luciene Reis; à tarde houve os minicursos e oficinas e, pela noite, a programação seguirá com mais palestras. No último dia do evento (14), haverá uma sessão do cineclube que exibirá o filme “Garrincha: Estrela solitária”, acompanhado de debate com o Prof. Leon de Paula.

A Semana acontece todos os anos nas universidades públicas do país, e na UFT é realizada no Câmpus de Tocantinópolis e faz parte da comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado dia 20 de novembro.

NEAF

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares da África e dos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Tocantins (NEAF/UFT), é constituído por um ou mais Grupos de Pesquisas e ou de Extensão, devidamente certificados pelas instâncias responsáveis da Fundação Universidade Federal do Tocantins – UFT, tendo por finalidade e atividade principal o desenvolvimento da pesquisa, do ensino na pós-graduação e da extensão, de forma indissociável, voltado, principalmente, para as questões étnico-raciais.

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares e da África e dos Afro-Brasileiros da Universidade Federal do Tocantins teve sua origem no dia 21 de março de 2011, no Câmpus de Tocantinópolis.

Deixe seu comentário:

BRK Campanha: Sites Tocantins 2024 - JULHO1ClésioAvecomGPS